Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si

Este sistema de notas, utilizando notação musical com pauta de cinco linhas, e que caracteriza o sistema ocidental, foi criado por Guido d’Arezzo (952 – 1050). O monge utilizou versos sagrados a São João Batista. Mil anos depois estamos trabalhando com o mesmo sistema, construímos nossa identidade cultural musical brasileira.

Esta iniciativa faz parte do Plano de Trabalho do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital. Estamos contatando as Bandas de Música de Pernambuco para atualização de dados cadastrais visando à criação do 1º Catálogo Online voltado a estas instituições em nosso Estado.

A finalidade do Catálogo Online será a criação de um Portal Virtual, como espaço que sirva de instrumento gratuito para comunicação das atividades, comum a todas as Bandas de Música de Pernambuco. Ao mesmo tempo apresentando a história de cada Banda, suas vitórias, lutas e dificuldades. Divulgando de modo coletivo o importante serviço social, pedagógico, cívico e artístico-musical desenvolvido por elas.

Convidamos aos Regentes, Presidentes e Diretores, que incluam suas instituições, entrem em contato  conosco.  Envie o material solicitado, a home page de sua Banda será organizada, gratuitamente, pela equipe do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital. O importante é que o material, a ser enviado por cada Banda de Música, venha descrever a instituição do melhor modo possível.

Como o Catálogo é “Online”, solicitamos que o material de apresentação seja digitalizado e enviado por “e-mail” ou em CD. Isso dará velocidade na inclusão dos dados. Caso queira enviar material impresso, faremos a digitação e digitalização, tornando mais lenta inclusão dos dados. Quanto mais diversificado o material enviado, do mesmo modo, rica e detalhada será sua página no Catálogo Online.

Outro importante detalhe é que estamos criando um “Memorial Virtual” onde será apresentado, ao público, as personalidades que contribuíram na criação, e evolução, de sua instituição. Compositores, Regentes, Arranjadores. Divulgue a memória da Banda. Igualmente divulgue os Instrumentistas, oriundos destas Bandas, que conseguiram destaque no cenário local, nacional e internacional.

Esta ação inicial, do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital,  visa disponibilizar alguns recursos gratuitos da internet para  Bandas de Música de Pernambuco. Com isso criará o primeiro Portal Virtual para divulgação do trabalho desenvolvido por 183 destas instituições encontradas por todo Estado.  Aproximando, organizando e desenvolvendo  intercâmbio de conhecimento, como bem comum, por meio da informação, inclusão digital e acesso gratuito.

O planejamento, sistematização e execução das etapas de produção do Catálogo Online obedecerão alguns critérios, de modo a reproduzir o processo de evolução das Bandas de Música de Pernambuco.

Estamos incluindo as instituições por grupamentos, sendo:

  • As Bandas Sesquicentenárias e as Centenárias
  • As Bandas Nonagenárias
  • As Bandas Octogenárias
  • As Bandas Septuagenárias
  • As Bandas Sexagenárias
  • As Bandas Quinquagenárias
  • As Bandas Quadragenárias
  • As Bandas Trigenárias
  • As Bandas Vintegenárias
  • As bandas Decanas
  • As Bandas Novas

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Anúncios

Sobre pcbandas

Somos o Ponto de Cultura, ou PC, "Bandas Centenárias" Convergência Digital. Esta Página é o instrumento inicial para disseminar conhecimento entre as bandas de musica de Pernambuco
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.