teste

sede Henrique Diasveja aqui o clipe 1 – Grêmio Musical Henrique Dias, o maestro Ivan do Espírito Santo analisou vários aspectos em nosso ambiente musical, esse jovem Mestre de Banda nos faz percorrer décadas da história de evolução cultural-musical. Contamos com a participação do prof. Duda veja aqui o clipe 2 – Pernambuco é o pensamento (compositores  e instrumentistas):  Severino Araujo, Moacir Santos, Capitão Zuzinha , Vandivel Amaral, Levino Ferreira , o príncipe do Frevo , entre outros…  //  Lourival Oliveira e sua obra prima: LP Os Cabras de Lampião no Cangaço  //  Selo da Fábrica de Discos Rozenblit/PE…

__________________________________________

Sgt Emanuel e So Ivanveja aqui Clipe 1“o silêncio de Pimenta”  //  homenagem ao pesquisador Renan Pimenta  //  in memoriam  // música do SO Ivan homenageando a memória do defensor das Bandas de Música em PE: Renan Pimenta   // veja aqui Clipe 3 –  SO Ivan convida:  Sgt. Emanuel, que iniciou na Banda Saboeira Goiana (PE)   //  repertório para Bandas de Música  //  educação profissional a formação do músico das Bandas do interior  //  ascensão  social por meio do aprendizado na Banda de Música do interior  //  o estudo da Música, disciplina, bagagem cultural e vivencia social   //
Banda Base-ensaioBanda da Base Aérea do Recife, clipe ensaio
esse clipe é especial para os aprendizes das bandas de Música de Pernambuco, pessoal, observem como esse músicos profissionais lidam com seu ofício. Agradecemos ao SO Ivan do Espírito Santo por possibilitar que muitos alunos, músicos e regentes de Bandas de Música possam ver um momento simples em ensaio mas que revela destreza técnica, disciplina e amor a Música, respeito as suas Bandas de origem e um ambiente de harmonia (vaja aqui clipe ensaio e Bandas de origem dos músicos).
Belisario 1Sgt Belisario convidado do Suboficial Ivan do Espírito Santo (sobre Bandas de Música)  //  músico iniciado na Sociedade Musical Carlos Gomes (Marechal Deodoro/AL)   //  faz várias observações pertinentes a diferença entre formação de Bandas e  modo de pensar do compositor  //  prática musical -conjunto e composição-  //  Banda de Música //  Banda Sinfônica  //  Orquestra Sinfônica   //   composição para:  Banda de Música — (em movimento )  //  composição para Orquestra e Banda Sinfônica – em palco   //    diferentes formações  e correspondente instrumental   //  (veja aqui SO Ivan  convida:  Sgt. Belisario   Clipe — 4    //     Clipe — 5 )
8Texto do SO Ivan do Espírito Santo sobre a criação da Banda. Muitos grandes músicos passaram por esta importante instituição. O Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1º de setembro de 1942, edita o aviso que fomenta a criação da banda de música da Base Aérea do Recife, abrindo assim o lado artístico -cultural da nossa gloriosa base aérea. Convoca-se os melhores músicos da região arregimentados pelo Capitão Zuzinha, regente da banda da Polícia Militar de Pernambuco , busca no Rio de Janeiro, o Maestro Manoel Gomes para empunhar a batuta… (veja aqui).
________________________________________________________________
Juliano e fagoteSegue palestra biográfica, com o fagotista e professor, o carioca Juliano Barbosa, filho do fagotista Airton Barbosa músico com origem no Grêmio Lítero Musical Bonjardinense. Em 2008 Juliano criou a OFLIM (Oficina de Música Livre) realizada na sede do Grêmio. Lentamente a Música volta a ecoar. O mais fantástico é a trajetória de várias vidas que se entrelaçaram por meio da Música, em evolução e desenvolvimento técnico. Participação do Mestre Lula Barbosa e do clarinetista  Julião Barbosa  (veja aqui).

___________________________________________

Gasparina e ParanhosAinda em Pombos. Nosso respeito a Dona Gasparina foi ampliado. Em dezembro de 2013, recebemos a visita do Sr. Maestro Paranhos (AL) em Pombos/PE. Veio para conhecer Dona Gasparina e a BMPG. Registramos o encontro e a síntese autobiografia do Maestro Paranhos em 3 clipes apresentados. Temas são abordados: a importância da Banda de Música para cidade do interior, o que é um Mestre Regente, como distinguir Banda e Orquestra, como se dá o gesto compositor.  Assista os clipes biográficos deste músico alagoano que ama nosso frevo (veja aqui).
Lívio PatrícioDepoimento do ex-aluno da BMPG, Lívio Patrício, atualmente músico militar. Num breve relato o instrumentista faz uma apresentação de sua tão recente trajetória e reconhece três pontos importantes para o desenvolvimento por ele alcançado. Inicialmente a fase de estudos na BMPG. Depois analise o importante trabalho desenvolvido pelo “Mestre de Banda” o Maestro Merinho. Destaca a contribuição desse tipo de profissional na formação de vários músicos. E conclui sua análise abordando a importância da banda de música numa cidade do interior. Atualmente a BMPG é a unica escola profissionalizante em Pombos/PE.
juramentoA sustentabilidade da Banda de Música passa pela intensidade de envolvimento dos seus componentes e dirigentes. Dona Gasparina  conseguiu manter a instituição num momento de transição muito delicado. Foi de grande importância as ações realizadas por ela. Registramos a posse da nova diretoria da Banda Musical Padre Galdino. A visita e participação do Sr. Maestro Luiz Paranhos (AL). E o aniversário de 56 anos da BMPG com apresentação da Banda, sob a regência do saxofonista Risonaldo Verçosa. (veja resumo aqui) veja:   Clipe 1    //    Clipe  2.0    //     Clipe    2.1     //       Clipe    3     //      Clipe    4      //    Clipe  5
Gasparina IGasparina de Miranda exemplo gerencial para bandas de música. Segue resumo biográfico com a trajetória de vida desta administradora nata. Um aspecto nos chama atenção ela acredita no poder do povo para o povo. NOs anos a frente da BMPG, 2009/2013, a presidente Gasparina de Miranda usou dos seus conhecimentos para manter a Banda. Pesquisadora, escritora, historiadora, artista plástica, uma pessoa envolvida com o melhor do Humanismo.
RisonaldoRisonaldo Verçosa – regentes substituto do Maestro Merinho Convidado em 2013 para auxiliar o maestro Merinho nas aulas para iniciantes, para ensaiar e reger a BMPG o saxofonista Risonaldo atingiu novo estágio em seu desenvolvimento profissional. Enquanto compositor produziu o CD “Risonaldo e sua Orquestra”. Um trabalho que vale a pena ouvir. Este jovem músico traduz nas composições a certeza de um Frevo coerente com o modo de ser pernambuco, nordestino. (ouça o CD aqui)
___________________________________________________________________
imagem3OMB, 1962, inicio da carreira do saxofonista Formiga. Toda história tem seu inicio oficial, e com esta carteira que damos inicio a biografia do Mestre de Ofício, Mestre de Banda. Um dos grande defensores das Bandas de Música. Há décadas o Maestro Ademir Araújo se firmou como músico inserido na realidade da profissão. Esse documento é guardado a sete chaves, pois nele temos  o inicio de algo que deu certo, apesar de todos os problemas, um músico que aprender a amar sua profissão. (veja aqui).
AdemirReportagem com o maestro Ademir Araújo, realizada pela equipe do programa TV Câmara do Recife. (veja aqui). A preocupação do Formiga com educação musical e profissionalização mostra seu reconhecimento pela oportunidade que teve de estudar. Visite também o  Projeto Formigueiro (coleta de dados biográficos). Patrimônio Vivo  final de 2013 (Fundarpe). Defende o ensino da Música para formação do cidadão, e não apenas para formar novos músicos. Servirá para agregar valor humano a grade curricular do ensino, em diferentes níveis do aprendizado. Vislumbra que criaríamos seres humanos dotados de bom senso e aptos a vivenciar socialidade (veja aqui).
__________________________________________________________________
os-cabras-de-lampiao-no-frevoOs Cabras de Lampião, obra de arte musical, excelência do gestor compositor, disco seminal como fonte de pesquisas e percepção de segredos dos mais étnicos da pernambucanidade. Disco de autoria do clarinetista Lourival Oliveira. Em 12 temas o autor explora a relação entre diversos elementos da cultura nordestina e o Frevo. O domínio técnico das partituras é evidenciada na destreza dos músicos. Mestre vindo de Patos/Paraíba, por aqui chegou em 1938, e desvendou os mais íntimos meandros do Frevo. A direção ele dividiu com Nelson Ferreira. A belíssima trajetória desse músico é um exemplo, válido ainda hoje!  (clique aqui). Ouça o clássico Corisco.
____________________________________________________________________
hugo martins 1“O Tema É O Frevo”, é o título do programa radiofônico realizado há 40 anos na rádio Universitária, mas também nomeia a série de disco produzidos pelo radialista, compositor, arranjador, escritor, sonoplasta e pesquisador/produtor Hugo Martins. Uma marca, dois caminhos no mesmo sentido: o Frevo. Observando melhor creio que você concordará que na verdade a marca única, e original, é a personalidade cultural deste paraibano de espirito pernambucano. Tornou-se emblemática sua inegável, e inabalável, contribuição a cultura pernambucana. Há várias décadas faz a sonoplastia da Paixão de Cristo,  de Nova Jerusalém. (veja aqui)
_____________________________________________________________________
Edson de melo - 1-EncarteEdson de Melo, inciou seus estudos de música na Banda Municipal de Jaboatão, atualmente é professor de piano e violão clássico em Frankfurt. Compositor, arranjador, instrumentista as “PEÇAS PARA PIANO” nasceram da necessidade de exemplificar musicalmente o conceito SOCIALIDADE. As Peças foram compostas sob a ESTÉTICA proposta, por Heitor Villa- Lobos, principalmente no seu Choro Nr. 11. A ideia básica, dispor um metier de material musical preparado. Acontecimentos musicais como recantos de SOCIALIDADE. Seus componentes são gestos malemolentes, melodias populares, harmonias impressionistas, processos rítmicos, tudo como material do folclore de um povo a ser criado. (veja aqui – CD “A Socialidade, Diversidade e Disponibilidade”)

______________________________________________

Maestro Adelmo Apolônio,  iniciou sua carreira como clarinetista e saxofonista em 1979, na Banda Sinfônica Juvenil Pernambucana (Escola Jonas Taurino/Olinda). O músico  defende o ponto de vista que a democratização do conhecimento é um caminho que possibilita descobertas construtivas no âmbito do ensino da arte e ciência da Música. Professor do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). É Regente Assistente da Banda Sinfônica Cidade do Recife. Entre 2010/2012 foi Regente Filarmônica 22 de Novembro de Paudalho-PE. É Regente da Banda Filarmônica Saboeira de Goiana-PE (veja aqui).
_____________________________________________________________________
BatatinhaBatatinha – Banda 22 de Novembro, Pudalho/PE Wellington Mesquita (jovem regente) Gestos e Comunicação. Segue relação de Maestros que colaboraram para a formação do jovem Regente Wellington Mesquita (Batatinha). Estas referencias didáticas e pedagógicas refletiram em sua profissionalização. Observamos em seu perfil não apenas o aspecto profissional, mas fundamentalmente sua atitude perante a Música. Como se forma um Regente de Banda de Música? (veja aqui)

______________________________________________

Nilton Caivano -musico-articuladorNewton Caivano – Saxofonista,  arranjador, professor e maestro, bacharel em direito, pós-graduado em psicopedagogia e comércio exterior. Certo  o dia… conheceu o “Frevo”. Desde então esse músico paulista é o mais pernambucano entre nós, há décadas! Uma ponte entre nossa música e o Conservatório de Tatui (SP). Seu amor ao Frevo é algo declarado. Participou  de várias reuniões, e grupo de trabalho, sobre a salvaguarda do frevo junto a importantes nomes  como Edson Rodrigues e Carmem Lélis. Em 05/11/2012 Newton Caivano, e o Maestro Edson Rodrigues, participaram da comissão que , para acompanhou em Paris a escolha e titulação do Frevo ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

__________________________________________________

140-anos-banda-pmpeBanda de Música da PMPE 140 anos veja os clipes: A Banda da PMPE é um capitulo que caberá a devida atenção. Eem breve teremos material sobre essa importante instituição pernambucana. Aqui disponibilizamos apresentação da Banda no  evento Encanto da Muralha: projeto social comunidade Iraque, apoio Banda PMPE projeto social Mais Corujão, apoio Banda PMPE Banda PMPE e projeto social Mais Corujão Banda PMPE parte I, Banda PMPE parte II, Banda PMPE parte III  __________________________________________________

Material Disponibilizado

coreto

canal-catalogoCanal Catálogo (web cast). Registro dirigidos, com foco didático nos diferentes tipos de técnicas, ou de execução, e interpretação, desenvolvidos pelos mais diferentes arranjadores, instrumentistas, regentes e Bandas de Música. Veja instituições visitamos.
VIDEOAULASLOGOCanal Vídeo Aula  (web cast). Aula espetáculo “E o Frevo Continua…”. E o workshop, de mesmo nome, oferecido para aprendizes da Banda Manoel Bem ti vi. Há também registro da oficina para tubas e bombardinos, ensaio e apresentação pública.
mp3logoCanal MP3 (web cast) neste canal reuniremos mostra da música produzida pelas Bandas, e por integrantes, passaremos a disponibilizar  a audição de modo gratuito, com a intenção de divulgar compositores, instrumentistas, regentes e arranjadores.
Canal PalestrasPALESTRAONLINE (web cast). Biografias e experiências. Registro de palestras biográficas que ajudam o visitante compreender como vários músicos se profissionalizaram e a importância das Bandas nesse processo. Do mesmo modo oferecemos registro de técnicas desenvolvidas.
como-ler-partiturasBanco de Partituras Iniciou com músicos comprometidos com a causa das Bandas de Música (Maestro Luiz Paranhos, Maestro Ivan do Espírito Santo, Juliano Barbosa, Roque Netto, Marcos F.M, Maestro Ademir Araújo, Maestro Jô e Brandão. Há também links institucionais (Iphan/PCR, Fundarpe, Seculte/CE, Funarte e Sesc). Todo material é disponibilizado gratuitamente, como acervo online público.
estação central do recife inicio sec XXMemória Virtual memória faz parte do processo de conhecimento, é considerada fundamental para guardar as lições tiradas do passado, reutilizá-las se preciso. Homenageamos a memória de vários instrumentistas responsáveis pela brasilidade na música, pesquisadores, personalidades oriundas das das Bandas (Levino Ferreira, Capitão Zuzinha, Nelson Ferreira, Lourival Oliveira, Toscano, Felinho, dentre outros)
frevo_100_anos_de_foliaO Frevo e a Banda Partituras, mp3, clipes e curtas, e-books sobre Frevo Estamos com partituras de frevos, textos e clipes. Nossa intenção é disponibilizar cada vez mais elementos sobre essa cultura. Ouvindo e vendo Claudionor Germano, o Maestro Edson Rodrigues e outros aqui citados, é que compreendemos o significado do interprete. Tais  profissionais revelam em seus atos que ao intérprete não cabe meramente repetir ou traduzir o que encontra-se escrito em uma partitura.
Salvaguarda do Frevo (ACERVO de PARTITURAS – 120  de FREVOS) – (pra ver a banda passar tocando FREVO…) Belíssimo trabalho realizado pelo Iphan-PE, Casa do Carnaval, LAC  e Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial da Secretaria de Cultura da PCR).
SALVAGUARDA DO FREVO Clique aqui)
minha estante de livrosE-books disponibilizados para acesso online. Todo  material foi produzido por pesquisadores e músicos ligados a Bandas de Música. Envie também seu trabalho que editaremos no formato e-book para acesso gratuito e online. Chamamos sua atenção para o livro “O papel da Bandas de Música, no contexto Social, Educacional e Artístico” do pesquisador Renan Pimenta.
Mapa_IPB_Mata NorteProjeto Mapeamento I de Bande as de Musica de PE  Norte. Objeto: Mapeamento de 31 Bandas de Música, em 21 municípios da Mata Norte e RMR Norte.  Instituições que realizam da iniciação a profissionalização técnica. Resultados serão apresentados no Catálogo Bandas de Música de Pernambuco, acesso gratuito
Web Cast Iweb cast – Apresentamos vídeos produzidos pela equipe do Catálogo Bandas de Música de Pernambuco, coordenada pelo pesquisador Arthur BigHead (abh). A ideia é registrar como pensam nossos músicos. Como as Bandas de Música conseguem resistir e manter uma tradição didática eficiente, gratuita, desde a iniciação musical até a profissionalização. Como superam o desprezo administrativo do estado e conseguem oferecer ensino gratuito e de boa qualidade.
convergenciaWeb Cast II – Canal vídeoaulas – Apresentamos alguns aspectos para o aprendizado e aperfeiçoamento técnico do músico na relação com a Música, o instrumento, regência, manutenção de instrumentos, técnica de sopro, percussão. Nosso plano é tornar o acesso amplo. O Canal Videoaulas também abordará elementos de nossa cultura musical, em grande parte sobre expressões estilística-musicais que nos caracteriza enquanto brasileiros.
formigueiroparavideo1Projeto Formigueiro coleta de dados biográficos, e análise histórica, sobre a atividade artística, e educacional, do Maestro Ademir Araújo. Personalidade ligada a vários aspectos, e estilos, da música pernambucana.
MAPASITENeste link você encontrará a composição do Catálogo Bandas de Música por meio do Mapa Site
 
logoss