Antoninho José

Antoninho trompeteEste jovem instrumentista pernambucano é da cidade de Passira/PE. Aos 10 ou 11 anos teve aulas de Flauta com um amigo e irmão chamado Saulo Quirino. E aulas de teoria musical com o Professor e Maestro Hilterlandio. Na verdade os primeiros professores de Música do então aprendiz Antoninho.

Essa base inicial possibilitou ao jovem aprendiz dar inicio a sua história musical, que começou na Igreja Batista de Passira/PE, onde também tive noções de violão e contra-baixo.

Mas tarde Antoninho passou a fazer parte da banda marcial da escola que estudava a Escola Cônego Fernando Passos.

O professor Hilterlandio era regente da banda da escola e também regente da Banda Musical José Benedito do Nascimento. Ele convidou o pessoal da banda da escola para ter aulas de teoria, e assim aperfeiçoar técnicas para tocar instrumentos de sopro.

Em  2007 Antoninho entrou na Banda Musical José Benedito do Nascimento como trompetista.

“O interessante é que mesmo antes de eu não fazer parte da banda eu a seguia em alvoradas apenas pra carregar as bolsas dos instrumentos”

Antoninho tubaAos 17 anos, Antoninho,  passou a dar aulas numa banda marcial no sitio Tamanduá (Passira-PE). Banda a qual esteve a frente durante três anos.

Nesse período mudou de instrumento. Por um parente, um tanto distante, sempre tive vontade de tocar tuba então na primeira oportunidade eu começou a estudar a tuba. Ficou de frente, também tocando tuba, durante quatro anos na Orquestra de Frevo Mandacaru (Passira-PE). Também foi tubista da banda do Tiro de guerra 07-016 da Cidade de limoeiro.

No final de 2011 fez a prova para o teste para o Curso de Regência Instrumental pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Iniciou seus estudos, mais aprofundados na Regência, em 2012. O curso termina no final de 2014. Atualmente está no 5º período deste Curso. É um curso técnico de três anos bastante puxado onde o aluno estuda Técnica de Regência, Harmonia, Teoria Musical, Orquestração, Arranjo, Historia da Música.

Antoninho teclado

________________________________

Cursos realizados

A busca por aperfeiçoamento, e as possibilidades para suprir esse objetivo, fez o Antoninho participar de alguns cursos rápidos:

Capacitação pra regentes promovido pelo governo do estado na praia de Gaibu nos anos de 2011, 2012 e 2013. Durante três dias com carga horária de 40 horas.

Festival Nação Cultural Oficina de Tuba ministrado pelo professor Fabiano A. Francisco dias 01 e 02 de setembro de 2012 em Limoeiro/PE com carga horária de 16 horas.

Capacitação pra estudantes de bandas de música em Gravata promovido pela Escola Devaldo Borges no ano de 2008.

Atividade atual

Hoje em dia trabalha como regente na escola de referência em ensino Manoel Guilherme (Passira-PE). Um trabalho o qual exerce em caráter voluntario, percebe-se que com muita alegria e disposição.

É sócio da Abanfare-PE (Associação de Bandas Fanfarras e Regentes de Pernambuco).

Estuda Pedagogia na ISEF, está cursando no momento o 3º período.

Banco de Partituras Antoninho José (PE)
arranjos desenvolvidos

A Tempestade

Assum preto

Clipes (fonte: Antoninho)

http://youtu.be/YGYY007ALUk

https://www.youtube.com/watch?v=kMM9ZIVItTA

Veja também: Banda Musical José Benedito do Nascimento, Passira/PE

http://bandamusicaljosebeneditodonascimento.wordpress.com/

Fotos

________________________________________________________
AntoninhoAnexo Mapeamento I – formando Antoninho José – Técnico em Regência – Recital de Conclusão. Aos 10 anos de idade começou a sua caminhada musical na Igreja Batista da cidade tocando flauta doce onde teve o professor Saulo Quirino, como mentor do seu interesse musical. Inscreveu-se na Banda de Música de Passira. Foi trompetista, depois tubista, na Banda Musical José Benedito do Nascimento. Teve como professor Hilterlandio Lúcio da Silva, atual Regente da cidade. Antoninho José, tornou-se instrutor de Música na cidade de Passira. Em 2012 fez a prova para o curso técnico em regência pelo Conservatório Pernambucano de Música. E com esse recital, realizado em dezembro de 2014, conclui o Curso Técnico em Regência.