Benoni (sax-flauta e iniciação-luthieria-regência)

benoni-e-banda

Benoni Filho, 2014 (regência em Macaparana)

Um passo a frente!!!!!
Nesta página buscamos mostrar a trajetória de um músico, fruto da Banda Pé de Cará, gerado em quatro décadas de vivência no ambiente dessa Banda de Música. Nosso primeiro contato com o músico Benoni Filho foi em 2014, dava aulas, e regia, a Banda 12 de Maio (Macaparana). Atualmente dá aulas de Música em Timbaúba, São Vicente Ferrer e Aliança/PE.

O começo
Já na infância, Benoni Filho, via seu pai, Benoni Cirino, tocar na Banda Pé de Cará, e ele também desenvolveu seu gosto pela Música, e continuou o legado do seu tão querido pai.

Aos poucos foi percebendo que seu campo de ação na Música poderia se estender a diferentes funções, e não só se relacionar com ela como instrumentista.

Esta tentativa de ampliar seus próprios horizontes por meio da Música torna a vida do músico Benoni dinâmica na medida em que também consegue ajudar outros músicos e iniciantes a tocar.

benoni-sax-iniciacao-musical-regencia

Benoni Filho

Formação: Banda Pé de Cará
Saxofonista, professor de música, regente, vem dando seus primeiros passos na luthieria. Filho do músico Benoni Cirino, nasceu e reside na cidade de Timbaúba/PE, toca na Banda Pé de Cará, onde iniciou os estudos em Música, aprendendo a ler e tocar por volta dos 12 anos. Atualmente o músico é responsável pela iniciação de várias crianças e adolescentes no municípios de Timbaúba, São Vivente Ferrer e Aliança. Tendo passado também por Macaparana/PE.

Em junho de 2014 recebeu o convite para desenvolver as funções de professor de música e regente da Sociedade Musical 12 de Maio  (de Macaparana) onde ficou até inicio de 2016. Neste  período passou a dar um novo impulso aos músicos e diretoria.

benoniO instrumentista, professor e agora Maestro Benoni, tem na Música um referencial de inserção cultural e social. Com a Música ele busca uma relação mais construtiva na vida, e tenta repassar isso em seu trabalho.

________________________________
Fotos (atividades desenvolvidas)

Benoni Filho (saxofonista, professor de música, regente, luthieria manutenção) 

______________________________________
Fotos (atividades desenvolvidas em 2016)

Benoni – aulas de musicalização e inicação musical
Escolinha da Banda Musical 15 de Agosto  (Aliança/PE)

______________________________________________
Benoni – aulas de musicalização e inicação musical
Aula de Flauta em Chã de Esquecido (São Vicente Ferrer/PE)

________________________________________________
Benoni – aulas de musicalização e inicação musical
AMEM – centro holístico da mulher – AMEM – Timbauba

O centro holístico da mulher – AMEM, utiliza a Música para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Hoje, a Música esta sendo usada também para integrar jovens carentes e até mesmo curar. A musicoterapia esta sendo bastante usada para melhorar o comportamento agressivo de uma criança, através da iniciação a musicalização. A Música altera nosso estado de espirito. O corpo reage as vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo, e nos conectam com Deus. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através destas emoções que são deflagradas, que estudar ouvindo Música facilita a aprendizagem, pois a Música incentiva muitas partes do cérebro, as quais sem Música ficam inativas, de certa forma, o som entrar em seu cérebro como se fizesse parte de você e o aprendizado fluirá melhor, a Música alegra a alma, alivia o espirito, acalma, relaxa, e até da força e esperança para crer em dias melhores, e num mundo de paz, harmonia e de alegria.
_________________________________
Registro do Projeto Mapeamento I – Zona da Mata Norte

visita a sede da 12 de Maio – entrevista com o Maestro Benoni, e clipes da apresentação em Macaparana.
Sociedade Musical 12 de Maio – Macaparana/PE
aulas e regência do Maestro Benoni Filho entre 2014 e 2106
BenoniProjeto Mapeamento I – Maestro Benoni entrevista, na sede provisória da Sociedade Musical 12 de Maio (Macaparana/PE). Saxofonista, professor de música e regente. Filho de músico, reside na cidade de Timbaúba e toca na Pé de Cará. Recebeu o convite para desenvolver as funções de professor de música e regente da Sociedade Musical 12 de Maio em junho de 2014. Desde então passou a dar um novo impulso aos músicos e diretoria. O instrumentista, professor e agora Maestro Benoni tem na Música um referencial de inserção cultural e social. Com a Música ele busca uma relação mais construtiva na vida, e tenta repassar isso em seu trabalho.
Benoni e bandaProjeto Mapeamento I“a marcha e o dobrado” a Banda na rua (Macaparana/PE). Um momento especial para esses músicos. O registro foi realizado com pouca luz. Para filmar tivemos que improvisar e correr. A importância do registro é mostrar a Banda na Rua. O que tentamos registrar foi a satisfação dos músicos em tocar movimentando-se pelas ruas de Macaparana. Uma das principais características das Bandas (Filarmônicas) é ser um “conjunto de músicos tocando em movimento”.
Banoni e a Banda 2Projeto Mapeamento I – Sociedade Musical 12 de Maio – Coreto 1. Apos período com atividades suspensas a Sociedade Musical 12 de Maio tocou no novo Coreto de Macaparana. Esse pequeno grupamento de músicos, e seu amor pela música, chama a atenção. Enfrentam muitas dificuldades. Espero que o registro venha a colaborar para divulgar essa importante inciativa que demonstra organização dos músicos como parte do povo de Macaparana/PE.
Benoni e a Banda 3Projeto Mapeamento I – Sociedade Musical 12 de Maio – Coreto 2. O evento foi coroado com exito.  O esforço da diretoria e do presidente, juntamente com o trabalho desenvolvido pelo Maestro Apos período com atividades suspensas a Sociedade Musical 12 de Maio tocou no novo Coreto de Macaparana. Esse pequeno grupamento de músicos, e seu amor pela música, chama a atenção. Enfrentam muitas dificuldades. Espero que o registro venha a colaborar para divulgar essa importante inciativa que demonstra organização dos músicos como parte do povo de Macaparana/PE.
_________________________________
aniversário de 92 anos da Banda Pé de Cará (de Timbaúba/PE)
Benoni 5Projeto Mapeamento I – Participação especial Banda 12 de Maio, de Macaparana/PE, O Maestro Benoni, é saxofonista e filho de músico, reside em Timbaúba e toca na Pé de Cará. Recebeu o convite para desenvolver as funções de professor de música e regente da Sociedade Musical 12 de Maio em 2014. Desde então passou a dar um novo impulso aos músicos e diretoria. Benoni Filho fez dupla homenagem: ao seu pai “Benoni Cirino e a Pé de Cará, onde aprendeu e ainda toca. Registramos também homenagem da Pé de Cará ao Sr. Cunha (82 anos) é o músico mais velho da instituição.