E-book, livro digital (Joelson Lima)


A Música entre os dedos – Memória viva musical da cidade de Bezerros” 
(Projeto de pesquisa desenvolvido por Joelson Lima)

Ao longo de dois anos de pesquisa recolhi um bom material da banda, com fotos e dados. 

Desde então também sempre faço registros das apresentações.

Em 2007 escrevi um livro, como projeto de conclusão de curso da faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP) intitulado “A Música entre os dedos – Memória viva musical da cidade de Bezerros“.

Retrata a vida de três homens que fizeram parte dos tempos áureos da música em Bezerros:

  • Zé Farias (Zito)
  • Olavo Henrique
  • João Machado

Todos foram integrantes da Banda Cônego Alexandre Cavalcante durante muitos anos.

O livro resgata dados e história sobre a Banda Cônego Alexandre (Bezerros/PE) desde a metade do século XX com detalhes sobre apresentações, histórias de vida, carnaval entre outros.

 Joelson Lima 

Jornalista, pesquisador, escritor e músico componente da Banda Cônego Alexandre Cavalcanti (Bezerros/PE)
____________________________________________
_____________________________________
_____________________________
_____________________
_______________
  

Sobre o autor

Joelson de Lima Barbosa da Silva
musico da BMCAC – Bezerros/PE, jornalista, pesquisador
Fonte: arquivo do autor

Nasceu em 26 de junho de 1985 na cidade de Bezerros, interior de Pernambuco, a apenas cem quilômetros de Recife. De origem simples. O pai, João José Barbosa da Silva é aposentado como motorista, nasceu e cresceu na zona rural, a mãe Rejane Maria de Lima Silva sempre foi dona de casa. Filho mais velho, Joelson tem uma irmã dois anos mais nova. Ele hoje faz questão de exaltar a importância de todos na sua formação profissional e principalmente pessoal.

Sempre seguiu rigorosamente o calendário escolar, sua mãe priorizou a educação dos filhos. Aos 12 anos, de tanto viver batucando em objetos e fantasiar tocando instrumentos musicais, resolveu entrar na aula de música e conheceu a Banda Musical Cônego Alexandre Cavalcanti. Os pais só souberam quando chegou em casa e disse que tinha se matriculado na banda, mesmo assim deram apoio. Começou as aulas meio sem saber o que iria aprender e qual instrumento tocar, mas sabia que a música tinha que entra na sua vida. Em menos de um ano já estava tocando barítono (antigo instrumento parecido com o bombardino), mas seguiu mesmo como trombonista.

Enquanto se dedicava à música, Joelson também atualizava os estudos e aos 17 anos entrava na faculdade, cursando jornalismo. Mesmo antes de terminar a faculdade fez estágio na Prefeitura de Bezerros como assessor de comunicação. Depois que se formou em dezembro de 2007, continuou na Prefeitura, mas janeiro em de 2009 passou a integrar o quadro do departamento de comunicação da Prefeitura de Gravatá onde atuou até outubro de 2007.

Fez pós graduação com especialização em Assessoria de Imprensa e paralelamente manteve trabalhos extras como freelance no Jornal do Commercio na produção do caderno Agreste e produziu reportagens em algumas edições da revista “Movimentto”. Atualmente é editor do jornal “A Notícia do Agreste” e do site “portalbezerros.com”.”Movimentto”. Atualmente é editor do jornal “A Notícia do Agreste” e do site “portalbezerros.com”.

Fonte: entrevista da equipe do Catálogo Bandas PE com o autor da pesquisa e livro
_______________
_____________________
_____________________________
_____________________________________
____________________________________________
Anúncios