Maestro Beetholven Cunha

soudcloudOuça aqui composições do Maestro Beetholven Cunha diretamente da página dele no Soundcloud. Gentilmente o compositor nós permite um passeio por entre peças clássicas, mas com elementos brasileiros, nordestino, passando pelo Armorial, sugerindo outras saídas para o regionalismo. Ao longo da audição desfrute a grande soma de influencias universais na alma desse pernambucano, hoje radicado em Teresina. Boa audição

Beetholven-page-001

Maestro Beetholven Cunha PI

O reconhecimento internacional do trabalho do Maestro, compositor e arranjador Beetholven Cunha novamente será promovido em 2015

Minha música tem a influência Armorial muito forte, mas como o amigo colocou, não é mais armorial, é uma combinação de elementos de minha vivências, e pesquisas, com o lirismo pessoal de minha índole composicional, tudo isso, diluído num grande caldeirão sonoro.
………….(Beetholven Cunha)

Maestro, compositor, arranjador, comendador, pesquisador e escritor, nasceu e aprendeu música em Goiana/PE. Passou pelas Bandas Saboeira e Curica. Atualmente desenvolve seu trabalho em Teresina (PI).

Estudou com os professores de Demócrito França, Silvio Américo, Kaplan, Clovis Pereira, Osvaldo Lascerda e Hans Joachim Koelreutter.

Com bacharelado em composição e regência, ministra a matéria para alunos da escola de música da UFPI. É também Diretor Artístico e Maestro dos seguintes grupos:

  • CAMERATA TERESINENSE,
  • GRUPO de DULCISTAS SOPRO DIVINO
  • GMUCO Música Contemporânea
  • Coral Infanto-Juvenil de Teresina.

Como compositor tem suas obras interpretadas em todo o Brasil e em países como Itália, Cazaquistão, Suíça, Polônia, Alemanha Eua etc.

É comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, outorgado pela Associação Brasileira de Arte Cultura e Ensino

Beetholven Cunha10

oriundo de Goiana/PE o Maestro Beetholven é compositor, arranjador e professor

 Maestro Beetholven Cunha

Inicialmente estudou música com seu tio Eduardo Santana aos 6 anos. Só depois foi para a escola de música primeiro aos 9 anos, desistiu, e depois retornou com 11. Ex-aluno da Banda Musical Saboeira teve como iniciação musical, aos 11 anos, o primeiro instrumento saxhorne e logo depois trombone de vara. Como aluno destacou-se em divisões de contratempo, sempre gostou de ouvir as sonoridades principalmente dos pássaros da Praça do Carmo. Em sua iniciação musical teve como professores Silvio Américo e Demócrito Luiz. Mais tarde chegou a ser contra mestre da Banda Musical Curica, sempre destacando  seu  gosto pelas peças.

Beethoven, conhecido como Maestro Beetholven Cunha, hoje é cidadão piauiense, anda pelo mundo mostrando, e sendo aplaudido por suas composições.

Fonte: http://tropicanabanda.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

Livros escrito pelo Maestro Beetholven Cunha

Beetolven livro IEntre_a_Musica_e_as_Musas (Livro)
A trajetória amorosa do homem muitas vezes é contada longe de suas atividades profissionais. No caso do músico é diferente, pois não importa onde ele esteja, existe sempre alguém a observá-lo. Agora imaginemos um músico mal orientado nas questões amorosas e do relacionamento homem x mulher. Especifiquemos agora este músico como um maestro, que é a figura mais visível de uma atividade de concerto. Os resultados desta mistura, encontraremos nesta obra que revela os casos e amores secretos de um maestro do interior do Brasil.

livro IConselhos para a Formação do Coro Infanto Juvenil (Livro)
Formar um coro torna-se tarefa muito difícil quando em nosso pais contamos com pouquíssimos materiais na área. Falando sobre educação musical e preparação do regente, do coralista e dos investidores a tarefa torne-se ainda mais dura. Este livro foi escrito objetivando a ampliação da literatura para coro infanto-juvenil. Neste livro I, temos o conteúdo programático do primeiro semestre do desafiante trabalho de cuidar de um coro infanto-juvenil, com aulas programadas, repertório e vocalizes. São aconselhamentos direcionados para os regentes e diretores de coros infanto-juvenis em dois volumes.Quando o leitor adquirir o livro, entre em contato com o autor para adquirir o CD que o acompanha.

Outros Links:

1) História & Música no Piauí (fonte: blog Maestro Rocha Souza)
2) Beetholven Cunha faz carreira internacional (fonte: Meio Norte/PI)

Ouça composições do Maestro Beetholven

1) http://palcomp3.com/beetholvencunha/
2) https://www.youtube.com/watch?v=DfcANCv7f7g
3) http://som13.com.br/beetholven-cunha/todas-as-musicas
4) http://www.allmusic.com/album/classical-music-from-brazil-mw0002540333
5) http://composersforum.ning.com/profile/BeetholvenCunha
6) https://myspace.com/beetholven

Clipes com regência, e composições, do Maestro Beetholven

Prêmio

1466177_617570048307696_1664779965_nlmo. Comendador
Beetholven Rodrigues da Cunha

Indicação : SBACE A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (ABFIP ONU) tem a honra de comunicar-lhe que, por deliberação da Comissão de Outorga, que o seu honrado nome foi indicado a receber a mais alta condecoração desta instituição. Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 22 de novembro de 1956, através do Decreto Legislativo nº. 61/56 do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, para integrarem a Força Internacional de Emergência da ONU no Egito, tendo, desde então, atuado com brilhantismo no contexto internacional, presentes em todos os continentes, sendo objetivo da ABFIP ONU preservar a memória destas Forças e projetar seus valores para o futuro. A Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, instituída pela Resolução ABFIP ONU nº 001/05, reconhecida com o código A35MCFPB, conforme publicação no Bol. nº 030 do DGP de 26/07/2006, Fl. 5 do Adt. DCEM 7ª, destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que praticam e tenham praticado ações meritórias nas áreas sociais e culturais..

Música Performática

obra perfomática- Mt BeetholvenEm 2009 o Maestro Beetholven e seu amigo o compositor Fernando Morais, como compositores residentes do I FESTIVAL INTERNACIONAL DE METAIS CARLOS GOMES, em Campinas (SP) resolveram compor para os jovens estudantes algo que descrevesse suas vivências durante o festival. O resultado foi a obra INTERFERÊNCIAS SONORAS EM UM QUARTO OBSCURO dedicada a eles. A estreia foi no penúltimo dia de festival e no ano seguinte foi estreada com regência de Fernando Deddos em Santa Catarina. — em Campinas.

Imagens (cartazes, jornais, fotos, encarte)

Visite também:

http://maestrobeetholvencunha.wordpress.com/

 

http://bandamusicalsaboeira.wordpress.com/maestro-duda/
http://bandamusicalsaboeira.wordpress.com/maestro-guedes-peixoto/
http://bandatropicana.wordpress.com/silvio-americo/
http://sociedademusicalcurica.wordpress.com/
http://bandamusicalsaboeira.wordpress.com/