Maestro Rocha Sousa/PI

Capa livro PMPI - Rocha Sousa

Livro digital:

Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí História, Acervo e Memória,  de 1875 a 2013

Apresenta uma visão historiográfica sobre o trabalho musical desenvolvido através da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí, de seus mestres, de seus músicos, de seus compositores e, sobretudo, do seu papel sociocultural desempenhado no Estado do Piauí, em um recorte temporal que abrange desde o ano de sua criação em 1875 até o ano 2013. Um resgate que deverá gravar para a posteridade a memória desta que é a mais antiga banda de música em atividade do Estado do Piauí e que, há 138 anos, contribui ininterruptamente no campo da cultura musical para o povo piauiense.____________________________________

_________________________
______________
Sobre o autor:
Músico, Compositor, Arranjador, Mestre de Banda,
Educador Musical, Pesquisador/escritor

Minha fotoAntonio Carlos ROCHA SOUSA é músico-militar integrante da Banda de Música da Policia Militar do Estado do Piauí, atuando como regente, compositor e arranjador. Atua também como regente e instrutor dos Projetos Bandas-Escolas na cidade de Teresina e União-Pi. É um mestre de banda com vasta experiência em música militar, folclórica e popular.

Piauiense, nascido em 1967 na cidade de José de Freitas-PI, iniciou sua formação musical em 1987, na Banda de Música da Policia Militar do Estado do Piauí. Estudou Instrumentação, Orquestração e Arranjo para Banda com o Mestre Elton Oliveira na Banda da PMPI de 1988 a 1990.

Estudou Regência Musical e Harmonia Tradicional com o Maestro Reginaldo Carvalho na UFPI em Teresina-Pi, de 1990 à 1996; Harmonia Funcional e Arranjo Para Música Popular com o Mestre Ian Guest na EMB em Brasilia-DF, em 1993;

Método de Ensino Coletivo Para Bandas de Música com o Prof. Joel Barbosa em São Paulo-SP, em 1999. Atualmente tem como orientador em seus trabalhos para big band o maestro e pianista jazzístico Luizão Paiva.

Rocha Sousa tem se destacando dentro do cenário musical brasileiro, como um dos que trabalham para perpetuar e promover a tradição musical brasileira, principalmente no que diz respeito às bandas de música. Tem uma produção musical especialmente voltada para banda de música, big bands, banda sinfônica e grupos de sopro cameristicos.

Dentre os trabalhos desenvolvido pelo maestro Rocha Sousa destacamos aqui a fundação em 1991 na cidade de Teresina, com alunos de ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal a Banda de Música do Escolão do Bairro Mocambinho. É membro da equipe de professores da Escola de Música EMAP/UFPI em Teresina [prática de conjunto em Big Band].

O trabalho desenvolvido na banda do mocambinho revolucionou tudo que já havia sido feito na cidade até então. Os músicos ali formados tinham um novo perfil técnico profissional que os deixava prontos para atuarem no mercado de trabalho em qualquer formação que atuasse com música popular.

Esse foi o diferencial que transformou a banda do Escolão Mocambinho em modelo para o projeto da Prefeitura de Teresina que utiliza a banda de música como ferramenta de musicalização.

Como compositor e arranjador, as obras do maestro Rocha Sousa, tem alcançado lugar de destaque no repertório das bandas de música civis e militares dos diversos estados brasileiro.

_____________________
Fonte do texto:
http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2010/07/maestro-rocha-sousa.html

http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/

______________________
Dobrado:
http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2009/05/o-dobrado-1.html

https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/o-dobrado-e-a-banda/

_______________________
Canal Youtube Maestro Rocha Sousa
https://www.youtube.com/channel/UCpM3pI6qJe6hKNSIzzlrtEg

_______________________
Entrevista de Rocha Sousa a Rádio Pioneira de Teresina em 22-01-2015
https://www.youtube.com/watch?v=UfazXK65hXg&feature=youtu.be