Regentes das Bandas Militares/PE

dsc02494-(1)

Regentes – 1ª fileira da direita para esquerda: Aniceto (EB), Elias (CBMPE), Siqueira (PMPE), Küchchoff (FAB), Almir (EB), Menezes (EB), Schmidt (MB)

Na segunda noite do projeto Encantos da Muralha foi realizado concerto em homenagem ao dia do músico (22/11/20012). Com regência dos músicos militares acima citados, foi formada uma grande Banda híbrida com instrumentistas da Marinha, Exercito, Aeronáutica, Bombeiros e PMPE.

Conheça os regentes das Bandas de Música militares de Pernambuco. Esse curto resumo biográfico sobre tais personalidades ajudará a esclarecer um importante aspecto: vendo as regências, você perceberá grandes músicos profundamente envolvidos com suas atividades, e ao mesmo tempo, detentores de conhecimento em diversos campos do conhecimento humano.

linha1

1º tenente Anacieto, Mestre de Banda do Comando Militar do Nordeste

AnicetoNatural do Rio de Janeiro, incorporou as fileiras do exército em 01 de junho de 1989 na Banda de Música da AMAM (Academia Militar das Agulhas Negras), após ter sido aprovado em concurso de habilitação a 3º Sargento músico. Serviu ainda, no 1º BG e 52º Bis, Marabá-PA. Em 2006 após ter sido aprovado em concurso a Mestre de Música, realiza o curso de mestre na ESIE (Escola de Instrução Especializada-RJ), e logo em seguida passa a ser instrutor daquela escola. Atualmente é mestre de música da Banda do Comando Militar do Nordeste. Possui ainda os títulos de bacharel em música pela SUAN-RJ e psicologia pele UFRJ.

linha1

2º Tenente Músico Elias, Regente da Banda do Corpo de Bombeiros de Pernambuco

DSC02467Natural do Recife. Foi admitido na Policia Militar de Pernambuco em fevereiro de 1977, através de concurso, passando a exercer a função de músico na Banda de Música da Cavalaria da Policia Militar em Recife. Em 1986 trabalhou com o saudoso Sivuca no Teatro Santa Izabel, conheceu também o saudoso Moacir Santos, trabalhou em um Grupo de Jazz por mais de 10 anos com o saudoso Jefthé Campelo, pai do Ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros – Coronel Campelo, onde em 1988 recebeu o convite para formar a Banda do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Chegando a assumir no ano de 2001. Em 2003 foi para a reserva, sendo novamente convidado pelo ex-comandante geral Coronel Ricardo para voltar e continuar o que havia começado, foi promovido ao posto de 2º Tenente Músico em 2006, onde já exerce a função de Maestro da Banda do Corpo de Bombeiros há 8 anos. Fez regência com o Maestro Ademir Araújo.

Tocou em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Além de representar a música brasileira no Paraguai, Portugal, Bélgica e França, sendo neste último, condecorado com uma medalha do bombeiro do país.

linha1

2º tenente PM Siqueira, Subcomandante da Banda da PMPE

DSC02462Natural de Catende-PE. Concluiu o ensino médio de administração em escola pública, aprendeu música na cidade de Catende na Banda de Música 11 de Setembro, seu primeiro instrumento foi um trompete, seu primeiro mestre foi o Maestro Luiz Cansanção, em 1993 ingressou na carreira militar como soldado da Aeronáutica, em 1994 ingressou na Policia Militar como 3º sargento músico (CFSMus), em 1999 concluiu o curso de regência de banda no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) ministrado pelo professor francês François Carry, em 2003 concluiu o curso de aperfeiçoamento de sargentos (CAS) no CFAP, em 2010 concluiu o curso de formação de oficiais especialistas (CFOE) na Academia de Policia Militar de Paudalho, em 2011 concluiu o curso de piloto privado de helicóptero no Aero Clube de Pernambuco e na EDRA AERONÁUTICA, Academia de Formação Piloto de Helicóptero em São Paulo, concluiu em 2012 o curso de piloto comercial de helicóptero e voo por instrumentos (IFR) no Aeroclube de Pernambuco. Atualmente é  e piloto do GRUPAMENTO TÁTICO AÉREO da PMPE.

linha1

1º tenente Roberto Kürchochoff – Regente da Banda da Base Aérea do Recife

DSC02487Natural de Curitiba-PR. Foi admitido na Força Aérea Brasileira em julho de 1984, através de concurso, passando a exercer a função de músico militar na Banda de Música do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e controle de tráfego aéreo – CINDACTA2, em Curitiba. Graduou-se em licenciatura plena em música pela Faculdade de Artes do Paraná em 1988. Cursou composição e regência na EMBAP e através de concurso e estágio de adaptação, foi promovido a oficial da Força Aérea Brasileira na patente de 2º Tenente Músico e foi designado pelo alto comando da FAB a assumir a função de maestro da Banda da Base Aérea do Recife.

linha1

1º tenente Almir, Regente da Banda do Comando Militar do Nordeste

Exercito - Almir regendoNatural de Recife-PE, incorporou as fileiras do exército em 18 de setembro de 1981 no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado em Natal-RN, após ter sido aprovado em concurso de habilitação a cabo músico. Em 1985 foi promovido a graduação de 3º Batalhão de Infantaria Motorizado – Jaboatão dos Guararapes-PE. Serviu ainda, nas guarnições de: João Pessoa-PB, Rio Branco-AC, Fortaleza-CE e Guajaramirim-RO. Em 2005 após ter sido aprovado em concurso a mestre de música, realiza o curso de mestre na ESIE (Escola de Instrução Especializada-RJ), assumiu a função de mestre no 23º BC Fortaleza-CE e no 6º Bis-RO. Atingiu o oficialato em 01 de dezembro de 2010, atualmente é regente da Banda de Música o Comando Militar do Nordeste. Possui ainda os títulos de Bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pós-Graduação em metodologia do ensino. Em 2012 recebeu do tenente Menezes a Regência da Banda do Comando Militar.

linha1

1º tenente Menezes, Regente da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste

DSC02493Natural do Rio de Janeiro, incorporou as fileiras do exército no 2º Batalhão de Infantaria Motorizado – RJ, foi promovido a Cabo em 1981 e a 3º Sargento em 1983. Foi aprovado no curso de habilitação a Mestre de Música em 1999. Serviu ainda, nas guarnições de: 2º BI Motorizado, Batalhão Avai-RJ, 10º BI Juiz de Fora-MG, EPCE (Escola Preparatória da Cadetes do Exército Campinas-SP, 1º Bda Inf SI. Exerceu de forma brilhante a função de regente da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste. Foi transferido para o 2º RC Mec São Borja-RS. Possui ainda curso de regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. A regencia foi passada para o tenente Almir.

linha1

DSC02466Sgt. Schmidit, regente da Banda de Música da Marinha (em construção)

Anúncios