Roque Netto

 * – Trompete e Flughel, instrumentista com ampla experiência em diferentes formações;
 * – Professor na Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE);
 * – Professor na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM).
Roque Netto instRoque Netto – clipe: biografia e experiência – compositor, professor e instrumentista (Trompete, Flughelhorn, Cornet) seu envolvimento com a Música; Banda Marcial anos 80; 1986 o Conservatório; 1988 o Centro Profissionalizante de Criatividade; a função da escola de música; da Banda Marcial a Banda Sinfônica do Recife; experiência profissional; 2001 tocou na França e conheceu o trombonista Raul de Souza; as primeiras composições; o 1º CD; 2013 retorna ao Centro de Criatividade como professor de trompete e prática musical; Grupo Instrumental Brasileiro’s; pré-produção do 2º CD
________________________
veja também videoaula com Roque Netto: https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/web-cast-canal-videoaulas/
Biografia – Trompetista, professor, arranjador e compositor faz parte da nova safra de bons músicos que a cidade dispõe. Nasceu no Recife no ano de 1970. Iniciou na música em bandas marciais das escolas que estudou. Depois de vários anos em bandas marciais, foi estudar trompete no Conservatório Pernambucano de Música (1986), dando seguimento aos estudos de no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, hoje Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, onde concluiu o curso profissionalizante de música, com habilitação em trompete no ano de (1994).
De 2001 à 2003, estudou trompete jazz no Conservatório Municipal “Nadia et Lili Boulanger” do IX bairro de Paris-França, onde foi primeiro trompetista por dois anos da Big Band do Conservatório. Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da Música, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter).
Licenciando em Música – Habilitação em Educação Musical, pelo Centro Universitário do Sul de Minas – Unis/MG. Foi regente de várias bandas marciais na década de 80. Participou do curso de trompete no IX Festival de Música de Londrina-PR (1989/1990); Workshop de jazz trompete pelo Conservatório Pernambucano de Música (1996); Participou do IV, V e VI Encontro Nordestino de Metais (1994, 1995, 1996); Participou do curso de trompete pelo Conservatório Pernambucano de Música (1996). Curso de Educação Musical Especial Musicalização para Pessoas com Necessidades Especiais, pelo STBNB (2008).
Participou como trompetista convidado do IX Encontro Nordestino de Metais, em João Pessoa (2009.1). Como professor de trompete já ministrou aulas no 1º Festival de Inverno de Garanhuns-PE (1991); 1º Seminário e Oficina para Regentes e Instrumentistas de Bandas Evangélicas – Assembleia de Deus de Abreu e Lima-PE (1997); Oficina de trompete pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (1997); Oficina de trompete em Afogados da Ingazeira – PE (1997);
Foi professor de trompete do Centro de Educação Musical de Olinda-PE (2003/2004); Academia Musical Santa Terezinha – Recife (2005/2006); Atuou como voluntário na oficina de música com crianças especiais do Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais – CAINE (2007), no bairro de Candeias – Jaboatão dos Guararapes/PE e, como professor de trompete do Grêmio Musical Henrique Dias de Olinda.
Em 1990 fez concurso para trompetista da Banda da Cidade do Recife, foi aprovado entrando em novembro do mesmo ano para o quadro de trompetista da banda, onde foi 1º trompetista por dez anos. Foi membro da Banca Examinadora da Ordem dos Músicos do Brasil – Regional -PE (1995/1999).
Participou de vários festivais de música nacionais e internacionais, destacando-se o Recifrevo, Canta Nordeste, Les couleurs du jazz – França, com o grupo Gagabunga do grego Yannis Arzimanoglou, com o cantor cubano Raul Paz, Latitudes Villette Brésil na França (2001), Futuroscope – França (2001), Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – MG (FIT 1996), Circuito Sesc de Arte 2011, em São Paulo, assim como em outros festivais realizados na França, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros.
Foi membro fundador da Novança Big Band do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (1992), Orquestra Pernambucana de Frevo (1998), Banda Latinidad (2001), Grupo Sonores (2004), No Brasil já se apresentou com vários artistas , tais como: Geraldo Azevedo, Daniela Mercury, Chico Science, Naná Vasconcelos, Erasto Vasconcelos, Alceu Valença, Pinduca, André Rio, Véio Mangaba, Edy Carlos, Marron Brasileiro, Allan Montarroyos, Cristina Amaral, Edilza, entre outros.
Foi trompetista de várias orquestras do Recife, tais como: Orquestra Melo Banda Show (maestro Melo), Orquestra Juvenil do Recife e Swing Banda Show (maestro Carmelo), Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Orquestra Pernambucana (maestro Júlio Rocha), Orquestra do maestro Duda, Orquestra do maestro Guedes Peixoto, Gold Metais e Metais Banda Show (maestro Lima Neto), Banda do Galo da Madrugada (Gustavo Travassos), entre outras. Gravou com artistas nacionais e internacionais.
Trompetista convidado da 3ª Mostra de Musica Leão do Norte (2011) – Sesc Casa Amarela. Ministrou aulas de trompete, em 27 de maio de 2012 no Curso de trompete e flauta transversal, na Cidade de Goiana/PE. Atualmente é professor de trompete da Escola Municipal de Arte João Pernambuco em Recife, onde criou o grupo de alunos “Trompetada”, professor de trompete da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, trompetista da Orquestra Contemporânea de Olinda, colaborador da Revista Bandas e Fanfarras em Recife e, coordenador do Encontro-Ensaio de Trompetistas em Recife.

Primeiro disco

CD RoqueEsse primeiro disco traduz as expectativas do compositor em vivenciar o valor de sua cultura musical longe de seu país. Em sua interpretação ele tenta evidenciar sua visão brasileira dos mais diferentes valores humanos que a música possa expressar. O instrumentista, professor e compositor gravou seu primeiro CD Solo em julho de 2006 “Roque Netto – De Recife a Paris”, com músicas de sua autoria, tais como: Vento (Um caboclo de lança vindo da Zona Rural de Pernambuco para brincar o carnaval do Recife), Oiseau, João Lucas, Frevo pra Mariah, Temporal, Valsa para Cíntia, Forroxado, Cicília, Desafinando o 3º Grau, Agnes, Frevo em Paris, Eu também Chorei. No primeiro CD Roque Netto conta com parceria em músicas com César Michiles e Getúlio Cavalcanti. O músico-compositor planeja a produção do seu 2º CD em 2015. Abaixo disponibilizamos o disco no formato MP3. Do mesmo modo você encontra  partituras que o músico disponibilizou para o público do Catálogo.

Mp3 e Partituras

Partituras

                Fonte: http://www.roquenetto.com.br/

_______________________________________
veja também:

Roque Netto – Monografia (formato e-book)
Roque Netto – Grupo Instrumental Brasileiro’s
Roque Netto – 3º Encontro Ensaio de Trompetistas em Recife
Roque Netto – Videoaula cornet, trompete, flugel