Rota 1

Em função da necessidade de mapear as Bandas de Música, para intensificar as ações do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital, entre 2012 e 2013, resolvemos levar nosso equipamento até as sedes no interior, e passamos a coletar material midiático e textual, nos locais de origem, para compor o site da instituição dentro do Catálogo Online.

Lentamente estamos realizando um levantamento sobre a situação real, e atual, de cada instituição. Nossa intenção é concluir a apresentação do Catálogo em 2014, visando a divulgação deste portal de Bandas de Musica pernambucana em eventos ligados a Copa.

A concepção da Rota 1 é fundamenta na própria história das Bandas entre nós. O surgimento desta tradição musical surgiu em Goiana, em meados do século XIX. A cultura açucareira (Zona da Mata Norte e Sul) permitiu o surgimento de muitos municípios, o que ajudou o nascimento de muitas instituições. Do mesmo modo o comercio, a criação de gado e a agricultura ativaram outros aspectos econômicos no Agreste.

A “Rota 1” é composta por 7 áreas incluindo Recife (observe o mapa abaixo).

Zona da Mata Sul e Norte, Grande Recife e Agreste

A Rota 1, conta com a “Atividade Diretora” voltada para coletar dados, de modo a possibilitar a composição de painel digital, atualizado, sobre as Bandas.

Foram realizadas visitas técnicas aos seguintes municípios:

  • Goiana(3), Condado, Aliança(3), Timbaúba(2), Nazaré da Mata(2), João Alfredo, Limoeiro(1), Lagoa de Itaenga, Vicência, Angélicas (Distrito de Vicência), Buenos Aires, Itaquitinga, Upatininga, Bom Jardim; Pombos, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Caruaru(2), Santas Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, Recife(1),

Recebemos material via emails:

  • São Bento do Una, Amaraji, Floresta, Jataúba,

Foram contatados os seguintes municípios para agendamento:

  • Recife(7), Olinda(3), Ipojuca, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes, Orobó(2), Limoeiro(1), Surubim, Cumaru, Xexéu, Ribeirão, Palmares, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá
  • 28 municípios…………………………………………… contam com 01 Banda……………Total 28
  • 04 municípios……………………………………………. contam com 02 Bandas…………Total 08 
  • 02 municípios……………………………………………. contam com 03 Bandas………….Total 06
  • 01 município……………………………………………… contam com 08 Bandas…………..Total 08
______________________________________________
Obs.: os dados acima são meramente parciais;
Obs.: algumas Bandas de Musica estão com atividades bastante reduzidas, outras suspenderam seus  trabalhos temporariamente.

Solicitamos as Bandas do entorno da Rota 1 (nas Sete Áreas) que entrem em contato com nossa equipe, poderemos agendar visita técnica a sua sede, caso esteja na Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste ou na Região Metropolitana do Recife. Nossa prestação de serviço é gratuita.
a
ROTA 1

Quantidade de Bandas

Área 1

8

Área 2

9

Área 3

12

Área 4

8

Área 5

7

Área 6

8

Área 7

8

O Catálogo servirá como expositor online das Bandas de Música

Utilizaremos diferentes meios midiáticos (convergência digital) para registrar o material de cada instituição. Do mesmo modo na apresentação dos resultados.

A principal dificuldade para executar essa iniciativa é justamente seu inusitado objetivo: cadastrar, coletar material, catalogar os dados referentes a cada instituição em página eletrônica específica, criar, manter e atualizar os contatos principalmente via internet entre as Bandas, a equipe do Ponto de Cultura, igualmente o público e órgãos do governo.

Propõe inclusão digital desta cultura musical de iniciação secular.

Assim passamos a sugerir que seja designado um integrante que tenha conhecimento básico em informática e possa ficar mantendo contato com a equipe do Ponto de Cultura. Desse modo poderemos atualizar as páginas com informações das próprias Bandas.