Sargento Sobrinho – Banda do 14º RI

Sobrinho (Bau Blues)

É só com a MÚSICA que conseguimos descortinar intimamente a alma do ser HUMANO!

Sobrinho (Bau Blues)

Com a Música nós conseguimos penetrar no ânimo do ser humano!

Sobrinho (Bau Blues)

João Alexandre de Souza Sobrinho

Músico, cantor, arranjador, poeta e compositor (Bau Blues Jazz, como é mais conhecido) nasceu em 12 de outubro de 1955 na Cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil. Sua vocação para a música vem do seu pai que era músico da Banda da Rede Ferroviária em Jaboatão dos Guararapes.

Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade na escola de música da Banda Padre Chromácio Leão, com o professor Luiz Caetano, posteriormente na Banda Ferroviária, onde estudou sax horne e trompete até 1974 quando saiu para incorporar as fileiras do Exercito, no 14 RI na Cidade de Jaboatão dos Guararapes, onde serviu até 2004.

Além de autodidata, estudou Trompa no Conservatório Pernambucano de Música, estudou Fagote com o professor José Branco, e fez vários cursos na área da música.

Participou de vários Concertos de Orquestras Sinfônica de alguns estados do Nordeste como convidado.

Criou o projeto de iniciação musical para adolescentes no bairro de Socorro que atendia a 200 alunos, durante a década de 90, no Cine Floriano em Jaboatão dos Guararapes, cedido pelo Comandante do 14º BIMTz.

Formação:

Passou pelas orientações dos seguintes professores e Maestros: Luis Caetano, Jaime, Manuel Vasconcelos, Manuel Gadelha, Mario Daniel, Ivanildo Rafael, Jairo, Clóvis Ferreira, Maviael Celestino, Valderedo, José Gomes, José Branco, Rivoredo, Guedes Peixoto, Moises da Paixão, Sub Melo, Antônio Albuquerque, Geovane Francisco, Isac Luis, Radegundes, Mario Cancio, Gonzaguinha, Maria Cristina Kaiser, Marcos Rodrigues, Bartolomeu, Maute Burba, Ademir Araújo, Eleazar de Carvalho, Isaac Carabichevisque, Marlos Nobre, Carlos Veiga, Osvaldo D´Amore e Eugin Egan.

Desenvolvimento de Técnica

Criou uma metodologia para o aprendizado da respiração contínua, útil principalmente para instrumentistas de sopro.

Atividade Musical:

  • Regente do Coral do Colégio Militar do Recife
  • Integrante da Banda O Túnel (Túnel do Tempo)
  • Criador da Banda de Jazz (Quinteto Bau Blues)
  • Criador da Orquestra Reciclagem do Frevo
  • Criador do personagem Pernambucano (Caboclo Bau Blues)
  • Já se apresentou em vários eventos musicais no Brasil e na Europa
  • Realiza, e participa como convidado, em eventos, shows e gravações de CDs de diversos artistas.
  • CDs. Solo, (JAZZ) Quinteto Bau Blues, MADE IM PERNAMBUCO, (MPB) Bau Blues Canta TIM MAIA.
  • Músico, Compositor, Arranjador.

Condecorações:

  • Medalha Militar de Bronze.
  • Medalha Militar de Prata.
  • Medalha Militar de ouro com Passador de Ouro.
  • Medalha do Mérito Guararapes.
  • Medalha da Ordem do Mérito IDMM.
  • Medalha do Mérito General Manuel Rabelo.

Participou de vários Concertos de Orquestras Sinfônica como convidado, em alguns Estados do Nordeste, e vários eventos musicais no Brasil e na Europa divulgando a nossa cultura Pernambucana.

Participou de vários projetos na área da música em Pernambuco como voluntario e como contratado.

Desenvolve PALESTRAS e WORKSHOP, sobre Técnicas de Sopro, Respiração para alunos de Instrumentos de Sopro, prevenção ao uso de tóxicos e noções básicas sobre preparo físico para músico.

Participou a convite do Maestro Ademir Araújo no Curso de Capacitação de Regentes e Instrumentistas de Bandas de Música, Orquestras de Frevo e Orquestras de Pau-e-Corda, realizado pela Secretaria do Trabalho e Ação Social do estado de Pernambuco e Cruzada de Ação Social, em convênio com o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT; projeto do governador Miguel Arraes com assessoria especial de Leda Alves (Cultura), e com a coordenação musical geral do Maestro Ademir Araújo, deu aulas nas OFICINAS  DE TROMPA E TROMPETE, totalizando do litoral, mata norte, mata sul, agreste, sertão e alto sertão, 8 oficinas.

 

veja clipes com o trompetista Sobrinho

Clipe 1 – apresentação do trompetista Sobrinho, análise sobre seus primeiros passos e desenvolvimento tendo a Banda de Música como instituição de aprimoramento.

Clipe 2 – autodidatismo e ensino técnico. Sobrinho analisa como desenvolveu sua técnica de sopro e formula possibilidades para transmitir a outros músicos

Clipe 3 – corneta, trompa e trompete. Ao longo de trinta anos Sobrinho trabalhou com instrumentos que auxiliaram na transformação de sua vida pessoal e profissional.

Clipe 4 – oficina Respirasom (técnica de sopro contínuo). A maturidade na relação com a Música tornou Sobrinho senhor de técnica original e que vem a colaborar bastante no desenvolvimento de outros instrumentistas e aprendizes.

________________________________________________
veja também:
https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/web-cast-2/
contatos:
bau_blues@yahoo.com.br
cabocloblues@gmail.com
Anúncios