Sociedade Musical Carlos Gomes (AL)

acompanhe os eventos preparatórios do jubileu
da Sociedade Musical Carlos Gomes (AL)

evento preparatório, em comemoração ao centenário da Sociedade Musical Carlos Gomes/AL – maio de 2015
Fil Carlos Gomes centenário - evento 2
O TecSax surgiu em 2014, oriundo de um projeto de extensão ativo desde então coordenado pelo Prof. Me. Kleber Dessoles Marques, na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL). O grupo é composto por alunos do Curso Técnico de Música, com habilitação em saxofone da Escola Técnica de Artes, são eles Manoel Camilo dos Santos Filho (saxofone barítono), José Claúdio de GouveiaFilho (saxofone tenor), Edilson Alves da Silva Júnior (saxofone alto) e pelo professor Kleber Dessoles Marques (saxofone soprano). O quarteto tem como objetivo pesquisar, tocar e divulgar o repertório de música de concerto escrito especificamente para essa formação instrumental, bem como transcrições, arranjos e adaptações de música brasileira além de proporcionar aos alunos oportunidade de aperfeiçoamento técnico e musical para suas futuras atuações profissionais. Desta maneira, os concertos do TecSax são uma amostra da produção artística do curso técnico de saxofone da ETA/UFAL e contemplam a comunidade externa com apresentações artísticas, de cunho pedagógico, de forma gratuita.
evento preparatório, em comemoração ao centenário da Sociedade Musical Carlos Gomes/AL  – abril de 2015
Concerto-de-Flauta-Doce

_______________________________________
“veja aqui o histórico da Filarmônica alagoense que completará seu primeiro século”

 Fundada em 15 de novembro de 1915 (que fica no Município de Marechal Deodoro – AL)

Histórico
A história da Carlos Gomes vem sendo escrita ao longo dos anos, deixando gravada nas lembranças de todos os Deodorenses, inesquecíveis momentos de alegria, prazer e agradáveis recordações.

Conflito de Idéias
Segundo relatam alguns moradores mais antigos do município, tem-se notícia de que um grupo de membros da Filarmônica Santa Cecília, não concordavam com o modelo de gestão utilizada pelos mandatários daquela entidade sócio-musical. Ações, atitudes e decisões tomadas repetidas vezes geraram constantes insatisfações e mal estar em diversos integrantes.

Sociedade Musical Independente
Foi a partir dessas divergências que um grupo de 20 músicos se desligaram e formaram a Sociedade Musical Independente, que, em 15 de novembro de 1915, recebeu o nome oficial de Sociedade Musical Carlos Gomes.

O caminhar da Sociedade Musical Carlos Gomes tem sido marcado por frequentes dificuldades e relevantes acontecimentos, que fazem dela uma entidade respeitada, valorosa e apreciada por todos que conhecem seu trabalho e a grande influência que exerce na formação cultural da cidade de Marechal Deodoro.

É inegável a importância do trabalho que desenvolve e o bem que dissemina na comunidade, pois, além do ensino de música, inclui em seus objetivos a prática da cidadania, da moral e da disciplina entre os seus alunos e músicos.

Este trabalho é desenvolvido sem custo algum para os jovens atendidos pela Carlos Gomes, que capacita-os como cidadãos e profissionais, ampliando conhecimentos e possibilidades de socialização e inserção no mercado de trabalho. Assim, contribui efetivamente com o bem comum e a formação de jovens, afastando-os da ociosidade, dos vícios, da marginalidade, prostituição e de outras práticas que impeçam a boa convivência na sociedade.

Atividade Principal
É uma entidade que presta serviço à comunidade deodorense proporcionando aos jovens do município o aprendizado musical e a aquisição de uma profissão, capacitando-os para o mercado de trabalho musical nas bandas de músicas Civis e Militares de todo o Brasil.

Atuação e Acervo
O reconhecimento e importância desta entidade para a comunidade Deodorense, é a razão da sua longevidade, aliado a propensão dos jovens para a música, além da vocação do município como fomentador de artistas.
Ao longo desses anos a Sociedade Musical Carlos Gomes desenvolveu um acervo construído coletivamente com os associados. Fazem parte deste acervo, sua sede social, o mobiliário específico para o funcionamento de ensaios, aulas de música, festividades e instrumentos musicais.

Nos dias atuais
Atualmente a Sociedade Musical Carlos Gomes conta em seu quadro de componentes com dezenas de músicos de estantes e dezenas de alunos. Participa regularmente de diversos eventos nos municípios do Estado de Alagoas, assim como abrilhanta as festividades esportivas, cívicas e religiosas da cidade de Marechal Deodoro.

Fonte: http://www.carlosgomes.net/i-historia.html
Atividades (semanal)
image-0001Fonte: http://www.carlosgomes.net/i-atividades.html

_______________________________________________________

Intercâmbio 

veja também:
Luiz Paranhos – Maestro, professor, compositor, arranjador. Em 1969 ingressou na Escola Técnica Federal de Alagoas, no curso de Eletrotécnica e iniciou seus estudos musicais no trombone de pistões com o maestro Manuca na Banda de Música da mesma escola. Em 1996 ingressou no curso de Licenciatura em Música na UFAL. Conclui em 1999.  Foi eleito, no dia 24-01-2015,  presidente da  Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (F E B A M F A L).
Maestro Luiz Paranhos  – clipe 1
chegada a Pombos, PE dez. 2013  //  inicio da biografia (como descobriu a Música)  // Homenagem ao Mestre Manuca (ETFAL)  //  a Banda de Música da ETFAL  //   o elã da Música o estigma do músico  //  o gesto compositor
Maestro Luiz Paranhos – clipe 2
estrutura de Banda de Música  //  distinção entre: Banda e Orquestra  //  Importância do Mestre de Banda  //  a importância da Banda de Música  //  música em família
Maestro Luiz Paranhos – clipe 3
o sentido social da Música (participação prof. Edmilsom  (AL)  //  “Música é a mãe das artes” //  prof. Edmilson (tubista)  //  o que é Mestre de Banda  //  homenagem (in memoriam) ao Mestre Manuca – ETFAL  //  o Regente acadêmico e o Mestre de Banda  // o sentido social da Música  //  Maestro Paranhos (AL) análise sobre Bandas participação prof. Edmilsom
Maestro Luiz Paranhos – clipe 4
o encontro com Dona Gasparina (BMPG/Pombos/PE)     //  chegada a Pombos/PE   // reconhecimento do trabalho realizado por Dona Gasparina  //  visita a sede da BMPG  //  Severino Falcão de Ataíde (novo presidente da BMPG)  //  Sr. Osíris (a saúde contábil da BMPG)  //  Sr. Tota (coletor de contribuições)  //

Banco de Partitura Maestro Luiz Paranhos
Resumo biográfico e partituras
Hino de Alagoas – arranjo – Luiz Paranhos
 

Hino à Santa Luzia – arranjo – Luiz Paranhos

________________________________________________________

veja também:
Belisario 1Sgt. Belisario, musico militar da Banda da Base Aérea do Recife, oriundo da Sociedade Musical Carlos Gomes (AL). Registro com o SO Ivan do Espírito Santo (sobre Bandas de Música),  participação especial: Sgt. Emanuel e Sgt. Belisário, músicos militares oriundos de Bandas de Música, uma clara demonstração da importância das Bandas na formação destes profissionais

clipe –4 – SO Ivan do Espírito Santo sobre Bandas de Música // participação especial: Sgt. Belisário // homenagem in memoriam ao Mestre de Banda Aluízio da Sociedade Musical Carlos Gomes de Marechal Deodoro (AL) // da formação básica na Banda de Música do interior para a profissionalização // formação social e humanista nas Bandas de Música do interior
_______________________________
“A música é o verbo do futuro
” Victor Hugo

Clipe — 5 SO Ivan do Espírito Santo sobre Bandas de Música // participação especial: Sgt. Belisário // prática musical -conjunto e composição- // Banda de Música // Banda Sinfônica // Orquestra Sinfônica // composição para: Banda de Música — (em movimento ) // composição para Orquestra e Banda Sinfônica – em palco // diferentes formações e correspondente instrumental