Subtenente Batista – mestre de música

Tuba fonte: robbstewart.com

Bombardino

Subtenente
Batista

Natural da Cidade do Jaboatão dos Guararapes Pernambuco, nasceu no dia 22 de maio de 1956, iniciou o estudo de música no ano de 1971 na escola de música da “Banda de Música da Rede Ferroviária do Nordeste” situada na Cidade do Jaboatão dos Guararapes-PE, com o Maestro Manoel Vasconcelos, pelo qual, teve aula da prática do instrumento musical denominado “bombardino”.

Assim por sua vez, logo concluído as aulas da prática do instrumento musical (bombardino/trombone), passou a fazer parte como integrante aprendiz na “Banda de Música”, no instrumento musical bombardino.

No dia 15 de janeiro de 1975, incorporou ás fileiras do Exército Brasileiro, como soldado no 14º Bimtz, situado na Cidade do Jaboatão dos Guararapes Pernambuco.

Após quatro meses de formação militar, passou a ser integrante da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste (CMNE) situado no 14°Bimtz.

Sobretudo foi cabo, 3º Sgt, 2ºSgt e 1ºSgt músico, além do mais, no ano de 1992 realizou o estagio de “Habilitação a Mestre de Música” na Escola de Instrução Especializada (Exército) na Cidade do Rio de Janeiro (Realengo).

Regência Subtenente Batista – concerto em Rio Branco / Acre – no Teatrão
foto: do arquivo do músico

No ano de 1996 foi Subtenente Mestre de Música da Banda de Música do CFAC/4°BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), Rio Branco-AC.

E no ano de 1997 até 30 de junho de 2002, foi Subtenente Mestre de Música da Banda de Música da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, situada no 16ºBimtz na Cidade do Natal-RN.

a

regência Subten Batista
fonte: arquivo do músico

Na Cidade do Natal-RN, no ano de 2000, coordenou apresentação com a Banda de Música da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, para o concerto sinfônico nas comemorações da semana do soldado no TEATRO ALBERTO MARANHÃO, isto é, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Madrigal da Escola de Música da UFRN.

Por conseguinte no ano de 2002, passou para a reserva remunerada do EXÉRCITO BRASILEIRO. BRASIL!

Sua formação acadêmica: 

  • Licenciatura de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Especialização em Metodologia do Ensino da Música pelo IBPEX-Facinter,
  • Especialização em Projetos Sociais pela Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE).

JORNALDO COMMERCIO
CICLO NATALINO
LOCAL:Patio de São Pedro(Recife-PE)
“CANTATA EMOCIONA PÚBLICO”
Segundo o Jornal do Commercio da Cidade do Recife-PE, publicou no dia 22 de dezembro de 2006, pagina nº 05 que “Quatrocentras crianças de escolas públicas se apresentam no Patio de São Pedro”.

Atuação profissional: foi integrante como trombonista nas diversas orquestras de frevo da Cidade do Recife-PE.

Além de tudo, professor de Sociologia; Gestor em Projetos Sociais e Professor de Música.

Abaixo segue links com entrevista biográfica com o Subtenente Batista, gravado no dia do soldado.

Uma tarde especial para o instrumentista que há um ano não tocava.

foto ao lado: Subtenente Batista está regendo a “Banda de Música” do Projeto TIM Música Nas Escolas, realizado dentre 06 (seis) escolas da rede municipal de ensino da Cidade do Recife-PE.

Clipe 1 – apresentação, o papel da banda de música em Jaboatão na década de 1970, o aprendizado e a Banda da Rede Ferroviária, experiências para profissionalização com orientação do Maestro Manuel Vasconcelos, a meta coletiva;

Clipe 2 –desenvolvimento técnico musical, homenagem ao Maestro Manoel Vasconcelos reconhecimento do ex-aluno Batista, inserção sócio-musical, retretas e coretos em Jaboatão na década de 1970, memórias da Banda da Rede Ferroviária, de aprendiz a mestre de banda do Exercito Brasileiro;

Clipe 3 – início da vida militar como soldado do 14º RI (Socorro, Jaboatão/PE), de aprendiz da Banda Ferroviária a aprendiz na Banda do 14º RI, cabo músico da Banda do 14º RI, sucessivas promoções, 3º, 2º e 1º sargento músico, mestre de música do Exército Brasileiro, a grande regência (coordenou apresentação com a Banda do 16ºBimtz, a Orquestra Sinfônica e Madrigal – todos de Natal);

Clipe 4 – vida acadêmica e reinserção do conhecimento, o papel do Catálogo online e Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital.

Mensagem

olá Denílson,
vi aqui os videos e a iniciativa. Muito organizado o projeto. Achei maravilhosa sua fala. Vc fez um apanhado geral geral da sua carreira como músico e como membro do projeto. Muito legal. Eu não sabia que tinha tanta banda de música em atividade no nosso estado não. Achei genial a inciativa de se fazer um projeto como esse. Serve para divulgar as bandas e até mesmo inspirar tantas outras que certamente ainda estão em formação. É um bom canal de pesquisas e formação de parcerias.
parabéns.

Siga em frente com essa ideia, certamente vai favorecer muitos jovens que estão se iniciando no mundo musical.
grande abraço
Jailma

Anúncios