Jailson Raulino

* Clarinetista, possui graduação em Música, Bacharelado pela UFPB (1987 – 1990)
* Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1999 – 2000)
* Estágio de Doutoramento (Sandwich) na Universidade de Aveiro – Portugal (2007)
* Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004 – 2008).

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental, atuando principalmente nos seguintes temas: Clarineta, Música de Câmara, choro, frevo, banda-de-música (filarmônica).

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/491079/jailson-raulino-da-silva

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Tese de doutorado:
Jailson Raulino da SilvaFrevos para clarinete:  Uma história de resistência a cada passo”. É um importante recurso didático estrutural. Ferramenta conceitual de estudo continuo, para compreensão e inserção sociocultural para instrumentistas que visam atingir excelência na execução interpretativa do Clarinete no Frevo.

Prezados visitantes, público alvo do Catálogo online Bandas de Música de Pernambuco, pesquisadores, aprendizes, músicos amigos sinto-me na satisfação de apresentar um belíssimo trabalho que bem reflete a atual realidade, e ao mesmo tempo, a importância de um instrumento para uma cultura musical. Algo que até então sentia falta, e que bem indica o começo de um novo tempo.

Aos que estudam Música, a tese do Jailson Raulino oferece dados históricos e ambiente com diversos recursos técnicos. Em combinação os capítulos doam a lógica para compreensão do encadeamento inerente aos fatos, referentes a relação do Frevo com o clarinete  (Segue abaixo apresentação das partes constituintes da tese).

O fascínio que o “clarinete” exerce no Frevo de Rua chega a tornar sua timbragem em algo mágica, criando espaços emblemáticos entre melodias que dialogam com bases sincopadas (numa intersecção de instrumentos costurando o som do passo do povo, com gritos aleatórios e coros que, no acompanhamento, traduzem a íntima relação entre Frevo, ruelas e Clarinete).

A riqueza harmônica gerada por esse instrumento torna as peças com cada vez mais movimento,  o que parece causar no povo a vontade de se espalhar por todos os cantos, numa tradução multicolorida da tradição de sons polifônicos, que se torna completa no chão! Com seus clubes de passistas, porta-estandarte e o povo na rua, seguindo a orquestra e as piruetas sonoras da clarineta. Sua contribuição na História e Formação do Frevo, entre harmônicos e sorrisos do carnaval é ressaltada neste importante trabalho.

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…..Sobre a Tese…………...
…………...Frevos para clarinete:  Uma história de resistência a cada passo
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Capitulo. 01
– enquadramento teórico –

A pesquisa estuda como a música atuou entre os séculos XIX e XX na transformação e formação cultural brasileira, na introdução o autor cita:

“Este trabalho pretende ser um contributo para uma melhor compreensão do frevo enquanto gênero musical, ícone da cultura pernambucana e brasileira, focando na participação da clarineta, um instrumento da cultura europeia, adotado e autonomizado no Brasil”

O autor ambientiza o leitor nos diferentes momentos e aspectos que culminaram na criação e utilização de bens culturais e na formação estética que se desenvolveu no abrasileiramento da clarineta.

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Capitulo. 02
– contextualização historiográfica –

O autor trabalha com diferentes teorias sobre o surgimento e desenvolvimento do Frevo (Música, Cultura, Dança, Canto, Etnia, Classe Social). Cita, neste e noutros capítulos vários pesquisadores: Catarina real, Valdemar de Oliveira, Roberto DaMatta, Rita de Cassia, Mario Sette, Mario Souto Maior, Francisco Curt Lange, Padre Jaime Diniz, Mario Melo, Evandro Rabello, Leonardo Dantas, Renato Phaelante, Hugo Martins.

Os Clubes de Carnaval criados no final do século XIX e formados por trabalhadores tinham suas Bandas de Música, e também agregaram os capoeiristas que passaram a ser passistas.

Analisa a relação entre a Marcha militar, Dobrado e a Marcha Frevo (a mistura entre Polca, Maxixe, Mazurca, Galope, Quadrilha).

A relação entre a Banda de Música e a Clarinete é outro detalhe analisado pelo autor da tese.

O papel do clarinete na orquestração do Frevo. A chegada do clarinete no Brasil e seu desenvolvimento no âmbito da cultura popular, erudita e entre as bandas militares.

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Capitulo. 03
– Frevos para Clarinete –
– Compositores clarinetistas –

O autor apresenta resumo biográfico de clarinetistas compositores que colaboraram para delinear a importância do clarinete no frevo

  • Zumba
  • Jones Johnson
  • Lourival Oliveira
  • Felinho
  • Marambá
  • Clovis Menezes
  • Severino Araújo
  • Ivanildo Maciel
  • Luiz Caetano
  • Zito
  • Edson Rodrigues
  • Inaldo Moreira

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Repertório Selecionado
(Partituras)

Dos 13 Frevos selecionados para análise, 09 são composições do clarinetista Lourival Oliveira.

  1. Clarinete Infernal – Lourival Oliveira
  2. Lágrimas de Clarinete – Lourival Oliveira
  3. Brincando com Clarinete – Lourival Oliveira
  4. Sorriso de Clarinete – Lourival Oliveira
  5. Alma de Clarinetista – Lourival Oliveira
  6. Curisco – Lourival Oliveira
  7. Maria Bonita – Lourival Oliveira
  8. Cocada – Lourival Oliveira
  9. Barão no Frevo – Lourival Oliveira
  10. Clarinete Alegre – Zito
  11. Eliel, sopro de mel – Inaldo Moreira
  12. Agostinho soprando no pau preto – Inaldo Moreira
  13. Mestre Louro – Edson Rodrigues

Obs.: técnica instrumental e abordagens composicionais – o autor mapeia formas estruturais por meio de práticas composicionais constantes. Recorta e analise trechos de partituras buscando identificar tais elementos.

Obs.: sobre as gravações ele relaciona e se detém sobre a presença e participação do clarinete, nos mais diferentes modos.

Obs.: algo importante é sobre o desuso da clarineta no frevo. Quais os motivos? Um dado importante que o pesquisador e autor levanta é até que ponto a transferência do frevo da rua para o salão promoveu alteração também no repertório e a própria morfologia do frevo para clarineta?

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Capitulo. 04
– reflexões e considerações finais –

“O autor propõe construir uma observação relacional do desempenho com os fatos históricos do período estudado”.

“Indica que na prática pedagógica seja considerado mais profundamente o contexto social.”

“Reconhece a Banda de Música como ambiente propício para formação de clarinetistas.”

“Reforça a importante indicação do frevo para clarineta solo com orquestra até mesmo como reafirmação da sonoridade, timbragem, símbolos, signos e significados indicativos da concepção de composição, com linguagem própria, aqui tratada originalmente, de clarinetista para o frevo.”

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“Frevos para clarinete:  uma história de resistência a cada passo”

Tese de doutorado: Jailson Raulino da Silva
Orientador: Joel Luís da Silva Barbosa
Data do doc.: 2008 – (UFBA)

Resumo extraído da tese:

No intuito de coletar dados para esta pesquisa, conduzimos uma busca por meio de gravações, partituras, artigos, revistas e livros, além de entrevistas, sendo enfim selecionado um repertório de frevos para clarineta solo.

Após o levantamento de um repertório de frevos para clarineta solo, observamos a necessidade de direcionar uma investigação sob uma perspectiva etnomusicológica, mais especificamente no campo da teoria pós-colonial, no intuito de identificar e somar elementos contributivos para a performance, favorecendo ainda ao tratamento do material selecionado.

Numa contextualização historiográfica, procuramos evidenciar os processos sociais determinantes na constituição de um perfil identitário, que se relacionaram com a presença da clarineta nesta referida cena musical, no contexto do carnaval e do desenvolvimento da banda de música no Brasil, especificamente no Recife. Esta abordagem permitiu-nos apreender melhor a dinâmica das transformações das práticas musicais em si e a relação dos músicos com a sociedade e suas mutações.

Observamos, neste caráter de dinâmica e transformação, que a música apresenta-se como um vetor de comunicação entre a sociedade, sua cultura e, consequentemente, com os componentes identitários decorrentes. Ainda fizemos algumas considerações, do ponto de vista técnico-instrumental e composicional, sobre elementos que influenciaram os componentes constitutivos destes frevos e que podem contribuir para a performance e pedagogia do instrumento, a clarineta.

Apontamos para o aproveitamento do material supracitado, de forma que seja considerado mais ampla e profundamente o contexto social na formação do instrumentista. Procuramos, portanto, abordar o frevo como produto musical da banda de música. A banda foi vista como agente cultural e/ou como fonte geradora de novos gêneros e formações instrumentais no contexto do desenvolvimento da cultura pernambucana e suas influências externas. Abordamos também a presença da clarineta neste panorama musical pelo fato da existência de frevos para clarineta solo incrementar a história da clarineta no Brasil. Procuramos, neste trabalho, adequá-los aos dados coletados, sendo relevante ainda, considerar alguns fatores como: indústria fonográfica, mídia em geral, política cultural local e global que interferem diretamente no controle conceptivo da música popular. A partir deste enquadramento foram estudados diferentes universos musicais e sociais, associados à cultura pernambucana e, que de algum modo, constituem vizinhanças conceptuais para a análise quer do frevo, quer da clarineta.

“Portanto, com evidência no caráter histórico da clarineta e do frevo, dentre as diversas categorias do gênero, focalizamos os frevos para clarineta solo e com intervenções solistas para ela, escritos por clarinetistas compositores.”

Observamos alguns aspectos do tratamento composicional, considerando o fato dos compositores serem clarinetistas, dentro de um elenco de clarinetistas que se destacaram no universo do frevo, quer como compositor, quer como instrumentista. Também, ressaltamos componentes interpretativos, a partir de análise de gravações, focalizando as suas contribuições para a performance instrumental.

Jailson  Raulino
Fonte: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9078

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Frevos para clarinete:
………. “uma história de resistência a cada passo”

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Fonte:

http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9078

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sobre o autor:
Jailson Raulino da Silva
clarinetista,
professor, mestre.
doutor em 2008
com obtenção do título pela UFBA
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FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado em Música (2004 – 2008)
Universidade Federal da Bahia 

Título: Frevos para Clarineta: uma história de resitência a cada passo

Orientador: em Universidade de Aveiro (Susana Sardo) com Joel Luís da Silva Barbosa.
Coorientador: Susana Sardo.
Bolsista da: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Palavras-chave: Frevo; Clarineta.Grande área: Linguística, Letras e ArtesGrande Área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.

Mestrado em Música (1999 – 2000)
Universidade Federal da Bahia 

Título: Air para Clarineta e piano de A. Carlos Gomes: um estudo interpretativo, Ano de Obtenção: 2001

Joel Luís da Silva Barbosa. Bolsista da: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Palavras-chave: Jailson; Clarineta; clarinetista. Grande área: Linguística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Música (1987 – 1990)
Universidade Federal da Paraíba 

Ensino Médio / 2º grau –  (1984 – 1986)
Lyceu Paraibano 

Ensino Fundamental /1º grau  –  (1980 – 1983)
Escola Estadual de 1º Grau Dr José Medeiros Vieira 

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Veja também:
http://coloquiodeclarinetas.blogspot.com/ 
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Orquestra Experimental de Frevo no Teatro da UFRN
Canal Youtube – Idaiane Santos
solista clarinetista (Jailson Raulino)
regência de Nilsinho Amarante.

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ARTMUSIC – CURSO DE PRÁTICA INSTRUMENTAL EM SAXOFONE E CLARINETE
Canal Youtube Cristian Silva
Publicado em 1 de junho de 2014
4º ENCONTRO PROFESSOR DE CLARINETE: JAILSON RAULINO