Carmem Lélis (historiadora)

Nascida em Recife, foi gestora do Centro de Estudos e Pesquisa em Cultura Popular- Casa do Carnaval de 2001 até 2005. Continuou no equipamento, porém como Gerente de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife, até o ano de 2010.

Pesquisadora da Cultura Popular Carmem Lélis é uma das principais referências quando se fala do estudo do Frevo Patrimônio, do Frevo como produto da cultura ou para compreender o processo de patrimonialização.

Hoje pensar Frevo enquanto Patrimônio
sem ler ou assistir à pesquisadora Carmem Lélis
é o mesmo que pensar Arte sem Ciência,
memória sem vida, ou peixe fora d’água!

Nascida em recife ela alimentou sua vontade de estudar História na escola secundária. Décadas depois, já historiadora, conseguiu dimensionar o Frevo como um sistema de comunicação etnográfico, composto por estética híbrida e múltiplas expressões constituída por música, passistas, clubes de frevo, estandartes, porta-estandartes, figurino, adereços, personagens.

Dona de uma visão teórica bastante original, Carmem Lélis, consegue envolver o público no entendimento da importância do Frevo, não só como música e dança, mas ampliando sua função como um sistema de comunicação cultural, com signos originais, significantes hibridizados expressando nossa etnia e estética Frevo como significado.

Por várias vezes tive a sorte de ver, e ouvir, como ela pensa História. O modo como usa palavras na descrição dos fatos. Com isso o envolvimento gerado quando ela fala do fato histórico ganha vida, torna-se arquitetado, encontra conexão não só com o passado, mas também com o presente no modo como ela descreve, interpreta e analisa os fatos.

A polifonia do Frevo faz dele uma música de expressão única no mundo, somando-se a isso sua  multifacetada história que mostra ele funcionando como sistema composto, de comunicação simultânea e hibrida entre etnia e estética autógena.

Glocalização – neologismo resultante da fusão dos termos global e local. Refere-se à presença da dimensão local na produção de uma cultura global.

O atual estágio de glocalização em que o Frevo  se encontra tem na pesquisadora Carmem Lélis um importante ponto de partida (fundamentação técnica) ao mesmo tempo, ela própria se tornou um filamento na recente História da patrimonialização Frevo.

Aqui daremos maior foco a sua autobiografia, seus trabalhos sobre o Frevo e sua visão sistêmica. O que poderá servir de ferramenta auxiliar para interpretação étnica-musical principalmente do Frevo de Rua.  (abh)

Segue abaixo material produzido sobre “Frevo como Patrimônio”

Visite:
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Dossiê de Candidatura do Frevo a Patrimônio ImaterialA Prefeitura do Recife, considerando a representatividade da manifestação do frevo na cultura pernambucana e brasileira, dentro do conjunto de ações comemorativas do Centenário da palavra Frevo, que ocorrerá em 9 de fevereiro de 2007 (dia oficial, instituído por Decreto Municipal, apresenta ao IPHAN, o presente Dossiê com o objetivo de obter o seu Registro no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.  (coordenação e textos, 2007).
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Revista arRecifes nº 12- ano: 2008 – publicação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Dois artigos copilados:
* Parecer do Relator do processo de Registro do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aprovado por unanimidade pelo conselho Consultivo do IPHAN.
(texto: Elaine Muller, antropóloga da 5ª SR / Iphan).

*  Registro do frevo no livro de expressão do patrimônio cultural de natureza imaterial.
(texto: Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andès, Conselheiro Consultivo do Iphan).

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“Salvaguarda do Frevo: Acervo de Partituras”

Memória do Frevo, Acervo de Partituras
O projeto de “Salvaguarda do Frevo: Acervo de Partituras” digitalizou 120 partituras de frevo, esta ação é parte de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e a Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Gerência de Patrimônio Imaterial, Centro de formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval e Laboratório de Conservação – LAC. (Carmem Lélis, coordenação e textos, 2010).

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Veja também artigo publicado em
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Patrimonialização do Frevo, Reconhecer e Mobilizar
SECULT/IPHAN, 2014.
Memórias – Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo

Extrato – texto Carmem Lélis – páginas: 21 a 27
(Historiadora e coordenadora da candidatura do Frevo a Patrimônio do Brasil e da Inscrição a Patrimônio da Humanidade).

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FORMAÇÃO/ATUAÇÃO__________
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.FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Graduação: História – Licenciatura Plena – FAHUPE-RJ
  • Bacharelado – FAHUPE – RJ
  • Cursos de extensão: Museu Histórico Nacional (RJ). Docente: Ângela Merchiori, UFRJ. Docente: Renê Armand Dreifuss.
  • Pós-graduação: Arquivologia-ABA/ UFPE
  • Jornalismo Político – UNICAP (inconcluso)

ÁREAS DE ATUAÇÃO

    • História, Cultura, Patrimônio e Antropologia

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

    • Professora da Rede Pública e Privada;
    • Historiadora/Pesquisadora- Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Cultura Cidade do Recife (SECULT);
    • Professora nos Cursos de Iniciação a Gestão e Produção Cultural do Programa Multicultural da FCCR, 2005/2006/2008;
    • Consultoria (área de Educação) – Escola e Colégio Primeiro Grande Passo 2001/2005;
    • Consultoria (Área de História da Cultura) – Projeto de pesquisa – Afoxés do Recife, FCCR, Núcleo da Cultura Afro – brasileira
    • Consultoria (Área Arquivística) – Gravathay Publicidade
    • Revisão historiográfica – livro Jornadas de Pastoril da Etnomusicóloga Dinara Pessoa Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ (2010);
    • Apresentação do Livro Jornadas de Pastoril de Dinara Pessoa;
    • Apresentação do Livro: O Balancê no Arraial da Capital. Quadrilha e Tradição “No São João do Recife”, Dissertação de Mestrado – UFPE. De Hugo Menezes Neto

CARGOS

    • Chefe Seção Pesquisa Departamento, Formação e Descentralização Cultural/FCCR;
    • Gerência do Teatro Apolo – FCCR;
    • Diretoria de Documentação e Formação Cultural – FCCR;
    • Assessoria Técnica da Presidência da FCCR;
    • Diretoria de Pesquisa e Iconografia do Museu da Cidade – SECULT;
    • Gerência Centro de Formação Pesquisa Memória Cultural/Casa do Carnaval/FCCR;
    • Gerente de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT
    • Diretoria do Espaço Cultural Pátio de São Pedro;
    • Assessoria Técnica do Gabinete da Secretaria de Cultura.

COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO DE PROJETOS

    • Implantação do Centro de Documentação Teatral Osman Lins. FCCR, 1988;
    • Projeto de Pesquisa sobre a Vida e Obra de Barreto Júnior (FCCR), 1990;
    • Projeto de Pesquisa – Perfil do Usuário do Sítio Trindade (FCCR)1992;
    • Projeto de pesquisa Registro Oral das Nações de Maracatus do Recife (FCCR, 1994);
    • Projeto de Pesquisa Brincantes (FCCR, 1996-1997)
    • Candidatura Frevo Patrimônio Imaterial do Brasil (SECULT/IPHAN, 2006/2007);
    • CD-ROM Memória do Frevo – acervo de partituras (SECULT/IPHAN, 2010)
    • Candidatura do Frevo a Patrimônio da Humanidade (SECULT/IPHAN, 2010);
    • Coordenação Comissão Produções Literárias do Carnaval (FCCR-2010, 2011, 2012);
    • Coordenação Projeto Mapeamento Rabequeiros Mata Norte (FUNCULTURA 2011);
    • Coordenação do Seminário Natalino Jornadas do Sentir (SECULT 2013).

LIVROS

# Brincantes (supervisão e pesquisa, 2000);
# Quadrilha Junina – História e Atualidade (org. e textos, 2004);
# Cartilha Pedagógica Ciclo Natalino. SECULT/FCCR, 2006;
# Cartilha Pedagógica Ciclo Junino. SECULT/FCCR, 2007;
# Dossiê Candidatura do Frevo a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (coordenação e textos, 2007);
# Lá Vem Cachorro! Que Troça é Essa (coordenação e textos, 2010);
# Memória do Frevo – Acervo de Partituras (coordenação e textos, 2010);
# Zenaide Bezerra-No Passo da Vida são 02 pra lá 02 pra cá (coordenação e textos, 2011);
# Frevo Patrimônio Imaterial do Brasil – Síntese do Dossiê de Candidatura (coordenação e textos, 2011);
# Sereno… Serenatas… Carnavais – Oitenta anos do Bloco Banhistas do Pina. (Coordenação do projeto e textos, 2012);
# Sabe lá o Que Isso! Oitenta anos do Bloco Batutas de São José (Coordenação do Projeto e textos, 2012);
# Caminheiros do Sem Fim – Jornadas do Sentir. (coordenação do projeto e textos) Ciclo Natalino/SECULT, 2013

ARTIGOS PUBLICADOS

“Olha o Frevo” – Revista do Carnaval (Mangueira) 2008;
# “Nações de maracatu, um movimento de resistência” – Recife Nação Africana, Catálogo da Cultura Afro brasileira (2008)
# “Ciclos festivos do Recife” – MERCOCIUDADES Atlas de fiestas, celebraciones y rituales (2008);
# “Agremiações Carnavalescas – saberes e fazeres, construção de vida” – Catálogo das Agremiações do Recife (2009);

FREVO (conceito originalmente brasileiro)

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE
TRABALHOS REALIZADOS COM E PARA O FREVO 

    • Entrevistas, rádios Globo e Folha, programas sobre carnaval-frevo (fevereiro/2015);
    • Palestra Escola Inovação – para alunos do ensino médio- Celebração do dia do Frevo (2015). Tema: História do Frevo como forma de expressão pernambucana.
    • Palestra – mesa redonda no dia 25/11 às 14h no Departamento de Música da UFPE. Título da mesa: “Frevo: História, Patrimônio e Atualidade”. Integrantes: Lucas Victor, Carmen Lélis e André Freitas. Mediação: Carlos Sandroni.
    • Formação, preparação da equipe de monitores e estagiários do Paço do Frevo. 2014;
    • Palestra – Frevo Patrimônio Mundial – Promovida pelo Paço do Frevo. 2014;
    • Participação como palestrante no Seminário “Desafios para uma Candidatura a Patrimônio Mundial -2014”. Organizado pelo Centro Lúcio Costa/IPHAN, Rio de Janeiro em parceria com a UNESCO.
    • Presidente da Comissão de análise e qualificação do Termo de Referência, Plano Museológico e Contrato de Gestão da OS que se responsabilizará pela gestão administrativa e financeira do equipamento Paço do Frevo. 2013;
    • Idealização e Curadoria da Exposição “São José – Territórios do Frevo” (novembro e dezembro de 2012 – Paço do Frevo);
    • II Reunião de Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados, (8 a 10/12/12 – DF);
    • Reuniões da Comitiva do Frevo (7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO) – maio/nov. de 2012;
    • Participação na 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, (3 a 7 de dezembro de 2012 – Paris);
    • Publicação dos livros Sabe lá o que é isso – 80 anos do Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José e Sereno… Serenatas, Carnavais! – 80 anos do Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina (fevereiro de 2012).

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Exposição
São José Território do Frevo

ELABORAÇÃO/EXECUÇÃO DE CURSOS E SEMINÁRIOS

    • I Curso “Ciclo Junino” para quadrilheiros. Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval FCCR, 2003
    • Curso Iniciação em Produção e Gestão Cultural. Programa Multicultural – SECULT, 2003.
    • II Curso “Ciclo Junino” (história, artes plásticas, artes cênicas).
    • Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, FCCR 2004;
    • Curso Elaboração de Projetos/Captação de Recursos. Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, FCCR 2005;
    • Curso Preparatório para o Ciclo Natalino – Tema: Bumba-Meu-Boi. Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT 2005;
    • Curso Conservação Preventiva de Documentos. Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval. FCCR 2005;
    • Curso Preparatório para o Ciclo Natalino – Tema: Pastoril. Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT 2007;
    • Seminários Continuados “Patrimônio em Debate”. Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT 2007;
    • Oficinas lúdicas – Mês do Folclore na Casa do Carnaval – Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT 2007;
    • Seminário História e Culturas Indígenas – Caminhos e Dilema Contemporâneos. Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial – SECULT 2008

EXPOSIÇÕES 

(Idealização, produção de textos e publicação de folders ou brochuras)

    • Nelson Ferreira – tempos ideais (Carnaval de 2002)
    • Rozemblit – memória da indústria cultural (Carnaval 2003)
    • São João, festa da fertilidade (Junho de 2003)
    • Frevo, Impressão Digital do Recife (Agosto 2003)
    • Capiba e Edgard Moraes (Carnaval de 2004)
    • São João – manifestação de fé, celebração da alegria (Junho de 2004)
    • Oração e folia, natal de fé e magia (Dezembro de 2004)
    • Dona Santa e Mestre Salu (Carnaval 2005)
    • Expressão da Arte, tradução das nossas identidades (Abril de 2005)
    • São João do Recife – é muita lenha pra queimar! (Junho de 2005)
    • O Bumba meu boi vai animar a festa (Dezembro de 2005)
    • Ariano Suassuna e Claudionor Gernano (Carnaval 2006)
    • Coruja e seus Tangarás (Junho de 2006)
    • Pastoril: como isso é bom, é bom demais (Dezembro de 2006)
    • Maestro Nunes e Lula Cardoso Ayres (Carnaval 2007)
    • O Recife tem São João e valoriza a tradição – Homenagem a Camarão e Luiz Queiroga (Junho de 2007)
    • Luzes e Vozes do Natal na história do Recife – Homenagem a Dinara Pessoa e João Hemiliano (Dezembro de 2007 )
    • Abelardo da Hora, Ademir Araújo e Hugo Martins (Carnaval 2008)
    • Dominguinhos, Zé Bicudo e Trio Nordestino (Junho 2008)
    • Enéas Freire, Cícero Dias e Carlos Fernando (Carnaval de 2009)
    • João Silva e Jackson do Pandeiro (Junho de 2009)
    • O Dom da Paz – homenagem a Dom Helder Câmara (Dezembro de 2009)
    • Getúlio Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro (Carnaval 2010)