Convite

Sete notas, 12 sons e a Música do Ocidente com sotaque pernambucano

Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si ou 7 notas e 12 sons para São João Batista

As bandas de música colaboraram na disseminação da Música como ciência universal entre nós, e na construção de nossa identidade cultural por meio da originalidade musical brasileira (encontrada em vários de nossos ritmos e estilos).

Do mesmo modo como a notação musical registra a ordem dos sons por meio do pentagrama, a escrita é o meio pelo qual guardamos diferentes registros da realidade. Basicamente comunicação de algo, ou de algum fato. A escrita, enquanto produção de textos, tem como alvo a atividade de leitura, quer seja para transmissão de informação, ou para construção de conhecimento.

Essa é basicamente nossa proposta. Contar um pouco da história de cada banda dentro do cenário pernambucano, e como em diferentes locais a música foi desenvolvida dentro de uma cultura específica.


Esta iniciativa faz parte do Plano de Trabalho do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital. Estamos contatando as Bandas de Música de Pernambuco para atualização de dados cadastrais visando à criação do 1º Catálogo Online voltado a estas instituições em nosso Estado.

Catálogo – lista ou fichário em que se relacionam, de maneira ordenada, os livros e documentos diversos de uma biblioteca (dicionário Houaiss)

Online – Que está conectado à internet ou a qualquer outra rede de computadores, diz-se de computador, pessoa, escola, grupo etc. (dicionário Aulete)

A finalidade do Catálogo Online será a criação de um Portal Virtual, como espaço que sirva de instrumento gratuito para comunicação das atividades, comum a todas as Bandas de Música de Pernambuco. Ao mesmo tempo apresentando a história de cada Banda, suas vitórias, lutas e dificuldades. Divulgando de modo coletivo o importante serviço social, pedagógico, cívico e artístico-musical desenvolvido por elas.

C O N V I T E

Convidamos os Regentes, Presidentes e Diretores, que incluam suas instituições (Bandas Municipais, Filarmônicas, Grêmios, Associações Musicais) no Catálogo Bandas de Música de Pernambuco.

Visitem a lista185-PE. Entrem em contato  conosco. Agendem visitação técnica as suas sedes.

Nosso foco está voltado para Bandas de Música que prestam serviço sócio-cultural gratuito as comunidades em que estão inseridas, e de iniciação a música brasileira.

Ilmos Srs. Presidentes de Bandas de Música agendem nossa visita ou façam a inscrição de sua instituição. Enviem o material solicitado, que criaremos a home page de sua Banda que será organizada e atualizada, gratuitamente, pela equipe do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital.

O material, a ser enviado por cada Banda, venha descrever a instituição do melhor modo possível (fotos e textos poderão ser atualizados)

Quanto mais diversificado o material enviado, do mesmo modo, rica e detalhada será a página da Banda no Catálogo.

Outro importante detalhe é que criamos um Memorial Virtual onde será apresentado, ao público, as personalidades que contribuíram no surgimento, manutenção e desenvolvimento, de sua instituição. Ao mesmo tempo ao rever a história de muitas destas personalidades compreenderemos os diferentes momentos de nossa evolução musical em nosso estado. Nesse sentido música, história e antropologia estarão unidas para esclarecer nossos passos evolutivos, enquanto cultura coletiva musical, por meio das diferentes personalidades formadoras deste âmbito específico. Divulgue a memória da Banda.

O Catálogo também divulga Compositores, Regentes, Arranjadores

Igualmente divulgue os Instrumentistas, oriundos destas Bandas, que conseguiram destaque no cenário local, nacional e internacional.

        • Como o Catálogo é “Online”, solicitamos que o material de apresentação seja digitalizado e enviado por “e-mail” ou em CD. Isso dará velocidade na inclusão dos dados.
        • Caso queira enviar material impresso, faremos a digitação e digitalização, tornando mais lenta inclusão dos dados.

Esta ação inicial, do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital,  visa disponibilizar alguns recursos gratuitos da internet para  Bandas de Música de Pernambuco. Com isso criará o primeiro Portal Virtual para divulgação do trabalho desenvolvido por estas instituições encontradas por todo Estado.  Aproximando, organizando e desenvolvendo  intercâmbio de conhecimento, como bem comum, por meio da informação, inclusão digital e acesso gratuito.