Banda de Frevo – História: sentido e aprendizado

Projeto cultural: Pesquisa e Textos
Área: Patrimônio
Incentivo: Funcultura
Direção/Produção: “abh”
Veiculação: Catálogo Bandas de Música
.
História e Aprendizado
Origem, desenvolvimento da Música para grupos musicais em movimento
A utilização bélica 
Influência da Música Janízaro 
.

Modelo para Pensar: Música Seminal
Oriente Médio, Mediterrâneo, Egito, Grécia, Roma

Entre as civilizações antigas a Música estava presente como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política destas civilizações, tendo papel frequente em rituais religiosos, festas e guerras. Segundo pesquisadores as cosmogonias destas civilizações possuem eventos musicais relacionados à criação do mundo e suas mitologias apresentam divindades ligadas à música.

A música da antiguidade clássica, principalmente a música grega, estabeleceu parâmetros para o sistema de modos e escalas utilizado na música ocidental.

Vamos focalizar como os modelos que deram origem a Banda de Música foram construídos, aperfeiçoados antes da chegada ao Brasil.

Cornicen na coluna de TrajanoTuba curva (ou Corno)
Instrumento usado na Roma Antiga. Media 3 metros, tinha o formato “G”. Era sustentado por uma barra transversal, que fixava a estrutura e proporcionava suporte para o peso do instrumento no ombro. Era carregado pelo “cornicen” (soprador de chifres), que codificava as ordens do general em sinais e as emitia no campo durante as batalhas. O exército romano também usou a trombeta reta.

Outro importante aspecto militar romano era a Guarda Pretoriana e o Exército que possuíam uniformes, com diferenças específicas, e os grupamentos militares tinham músicos que conduziam o ritmo de deslocamento e mesmo o ritmo de avanço e recuo em batalhas, além de estandartes com símbolos enfatizando os poderes a quem estavam ligados. Séculos depois esses aspectos influenciaram na formação dos Regimentos Janízaros.

Iniciamos procedimentos para imergir em diferentes linhas do tempo na História da Humanidade. Há simultaneidade de acontecimentos, fatos, lógicas e verdades o que aproxima cada caso de estudo quando sobrepomos as linhas do tempo em que se fez História. Como foi formado o conceito “Banda de Música” (Filarmônicas) segundo indicações do pesquisador Renan Pimenta

Alguns historiadores falam que “banda” é o feminino de bando, que vem do latim e quer dizer bandeira

______________
“Banda” 

“grupo de músicos que marchavam com bandeira a frente”

Veja alguns aspectos que Renan Pimenta chamou atenção:

        • Na Idade Antiga existiam referências de grupos musicais ambulantes informais ligados a atividade militar no Egito, Roma e no Oriente Médio;
        • Os hebreus citam o uso de trombetas na queda das Muralhas de Jericó;
        • No século XVIII os Regimentos Janízaros, do império Otomano, alcançaram um formato que influenciou a organização de bandas militares e a música de muitos compositores de países europeus;
        • Em 1720 a música janízaro apareceu na Europa, usada pelo exército do governante polonês Augusto II. Trazia um novo som, forte, estridente o que tornava enfática a presença da banda e de seus instrumentos coloridos. Esse modelo foi amplamente copiado em toda Europa, tornaram-se parte integrante da apresentação militar; 
        • Quando o império Otomano invadiu o império austro-húngaro, a eficiência da estrutura e modelos empregados pelas tropas turcas foram observados pela Alemanha que depois disso criou bandas de música, em seu corpo militar, copiada de padrões dos turcos. Esse modelo foi copiado pela França que também criou bandas de música em seu corpo militar.
Modelo para Pensar: Seminal Janízaros
 

O importante é ouvi alguns exemplares da Música Janízaro. Em “Ottoman Military March Ceddin Deden (Civilization V OST)” temos várias sínteses de possibilidades quase que latentes de muitos elementos contidos no cerne da Música ocidental vinda da influência da Música Janízaro. Nessa marcha é fácil perceber muitas influências, pois a formação instrumental é mais ocidental o que diz mais a sua audição. A organização musical desenvolvida pelos Janízaros influenciou profundamente a música europeia, o formato desenvolvido também influenciou bandas militares, e civis, no mundo ocidental entre o final dos 1800/1900. 

__________________(Music Swara – canal youtube)
As bandas militares otomanas possivelmente sejam a variedade mais antiga de bandas militares do mundo. Embora sejam frequentemente conhecidos pela palavra Mehter (turco otomano: مهتر, plural: مهتران mehterân; de “sênior” em persa) na Europa Ocidental, essa palavra, propriamente falando, refere-se apenas a um único músico da banda.

Em otomano, a banda era geralmente conhecida como mehterân (مهتران idosos), embora essas bandas usadas na comitiva de um vizir ou príncipe fossem geralmente conhecidas como mehterhane (persa: مهترخانه, que significa “casa dos idosos”), a banda era denominado mehter bölüğü (“companhia mehter [tropa]”), mehter takımı (“pelotão mehter”).

Na Europa Ocidental, a música da banda também é frequentemente chamada de música Janízaro porque os janízaros formavam o núcleo das bandas.
(fonte: https://youtu.be/N0a9zrmp_ZU)

Reconstrução do ponto de partida
* Música Janízaro – Banda Militar
* Formação seminal
* Influência na Música Ocidental
* Império Otomano 1299 a 1923.
Se originou de tribos turcas nômades que se fixaram na Anatólia (hoje Turquia).
Essas tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que estavam sob o domínio do império Bizantino.

* Em 1453 os otomanos conquistam Constantinopla, derrubam Roma Oriental;

 * No século XVII inicia a lenta queda do império Otomano

 * Em 1924 Kemal Abdulmecid II, ultimo califa.
    (com ele foi encerrada a dinastia otomana, o fim do Império Otomano).

Música Janízaro – é a fonte para compreensão da importância da sonoridade, e do sentido da música bélica, criada pelos Otomanos. Os Janízaros faziam parte do corpo de elite de guarda-costas reais (criado em 1365, dissolvido em 1826); em sentido amplo, os músicos desse grupamento ao longo de séculos desenvolveram um repertório singular. Usavam diversos tambores, sinos com bumbo, triângulo, pratos, instrumentos de sopro.

A música janízaro provavelmente apareceu na Europa pela primeira vez em 1720, quando foi adotada pelo exército do governante polonês Augusto II. Ela se tornou parte integrante do emocionante espetáculo militar, cujo aspecto militar deriva da imitação consciente da Música Janízaro.  

Entre os séculos XVIII e XIX as composições europeias também foram influenciadas pelo estilo militar turco. Aos poucos os compositores europeus (como Haydn, Mozart, e Beethoven) foram dando suas interpretações a influência que receberam da Música Janízaro. 

Vamos à Música

__________________________________
Veja mais:
Ceddin Deden – Marcha Turca (Legendado) – https://youtu.be/7NVMWOC9AaI –  

Ceddin Deden – Ottoman Military Song – Mehter Marşları – https://youtu.be/XreG8NSdoto

Ottoman Janissaries – oldest military marching band – Attack March – https://youtu.be/DEbYsQWucxk  –  

Janissaries / Yeniçeriler  – https://youtu.be/fI1fdhDx3FQ  – 

Hino Nacional da Turquia legendado – “Istiklâl Marşı”  –  https://youtu.be/qXwQSvDtNCA – 

Ottoman Janissaries Oldest Military Marching Band Ambassadors March
https://youtu.be/l9UrvjIXfEk – 

Music of Thrace Region: Tekirdağ Karşılaması by Gencer Savaş 
https://youtu.be/uYzlDkLvvlg – 

   __________________________
Abaixo segue 3 diferentes interpretações da composição Bassa Selim Lebe Lange –  Mozart 
(clara influência da Música
Janízaro).

https://youtu.be/v34IwJPq8ks 
https://youtu.be/5KtvlphvF20  
https://youtu.be/uA2WYzlZJME

______________________________________
Mizmar
é instrumento de sopro simples ou duplo, usado na música árabe. No Egito mizmar, na Turquia e na Armênia zurna.

Mizmar também é um termo usado para designar um grupo de músicos, geralmente uma dupla ou trio, que tocam um instrumento mizmar com o acompanhamento de um ou dois bumbos de dupla face, conhecidos em árabe como tabl baladi ou simplesmente tabl. No Líbano, nos Territórios Palestinos e na Síria, é influenciado pelo zurna da Anatólia/Armênia, uma versão mais aguda do mizmar, e também pode ser conhecido nesses países como zamr, zamour ou mizmar. 

Mizmar
Também conhecido como zamr, pode ser encontrado em várias regiões do Oriente Médio e do Norte da África. Sua contraparte turca é zurna, a argelina é rhaita. No Egito, existem três variantes de mizmar que diferem em comprimento (tons); um trio desses instrumentos, acompanhado pelo ritmo de tabla (um tambor cálice egípcio também conhecido como darabuka), um par de bumbo, formam um conjunto também denominado “mizmar”.

________________________________
Projeto Banda de Frevo: um modelo para pensar 
Período: 1830/1930
Pesquisa/Produção: Arthur BigHead
Incentivo: Funcultura

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.