A humanidade, sempre em movimento, criou uma música que traduz esse aspecto inerente a “ação humana sobre o planeta terra”. Assim nasceu a Marcha. Ela ganhou diferentes formatos, mas mantém-se quanto a função: execução de peças por conjunto musical ambulante que conduz a tropa em desfile, ou acompanha o público, em cortejo. No Brasil, por décadas, o Dobrado cumpriu esse aspecto. Evoluiu da Marcha Militar, e no ambiente da sociedade civil foi bem aceito. Em Pernambuco esse ambiente gerou o Frevo na mistura com a capoeira. Estamos abrindo esta página sobre “o Dobrado e a Banda” apresentando o trabalho do Maestro Isaías Ferreira (saxofonista, fagotista, compositor, arranjador, professor, pesquisador). Experiente em Bandas de Música civil e militar, também passou por Bandas e Orquestras Sinfônicas:
“MARCHA, CORAL E FANTASIA”
Composição do Maestro Isaías Ferreira, peça para Quinteto de Metais constituída de três movimentos. Integra o CD “Música Brasileira para Metais”. O autor apresenta a obra com textos curtos, ajuda a reconhecer conteúdos:
<Acesse aqui partitura completa clique aqui>
Com ambiência gerada pela composição do Maestro Isaías Ferreira, esta página é dedicada a relação entre “o Dobrado e a Banda”. Nossa intenção é indicar vários trabalhos, diferentes pesquisadores e perspectivas sobre esse tema. Apresentamos alguns links sobre aspectos do Dobrado. Logo depois alguns elementos sobre a evolução da Banda de Música no Brasil.
_______________________________
“O dobrado e a banda
são elementos interligados”
Segundo o sociólogo Renan Pimenta embora a Banda de Música seja uma manifestação cultural de outros países, no Brasil, enquanto representação da sociedade civil, ela passou a fazer parte da vida de municípios brasileiros. Há cerca de dois séculos se faz presente em todos os acontecimentos.
Em Pernambuco além de exercer esse papel de aglutinar a população em torno da Música democratizando as comemorações para todos ela foi uma das principais formações para divulgação do Frevo.
___________________________________
Conjunto Musical Ambulante
A Banda de Música, como conjunto musical ambulante, tem suas origens na antiguidade.
Egípcios, hebreus, romanos usavam da música em suas festas e a frente de suas corporações militares.
Contudo, o formato semelhante ao que temos hoje surgiu com a Revolução Francesa (1789). A música ganhou a rua, chegou ao povo (O Papel das Bandas de Música no Contexto Social, Educacional e Artístico– Renan Pimenta).
“O Dobrado”
– A Nossa Marcha Cívica –
(estrato de texto do pesquisador Rocha Sousa/PI)
Um dos melhores textos que encontramos sobre Dobrado está disponibilizado no blog do pesquisador Maestro Rocha Sousa.
Em “O Dobrado – A Nossa Marcha Cívica” o autor cita mais dois importantes pesquisadores, os musicólogos: Curt Lange e o Maestro Fred Dantas (BA) para fundamentar seu ponto de vista sobre o Dobrado.
O resumo abaixo, em itálico, e marrom, é formado por trechos do texto acima citado aqui utilizado como paradidático. No final desse resumo você encontrará o link específico para o texto na íntegra. O ponto de partida do pesquisador Maestro Rocha Souza é a definição do que seja Dobrado. O título do texto é bastante sugestivo, remete a atenção do leitor ao teor indicado, segue trechos extraídos:
“O Dobrado – A Nossa Marcha Cívica”
– fonte: blog e texto do Maestro Rocha Sousa –
Dentro da variedade dos estilos e formas de composições que compõem o repertório das bandas de música brasileiras, o dobrado – marcha cívica tradicional que tem sua origem ligada à música militar é o que mais identifica as corporações musicais do nosso país. Esta afirmação encontra base nas pesquisas que o musicólogo Curt Lange fez sobre as nossas bandas bem como também em estudos feito por outros pesquisadores que se aventuram neste campo.
- Marchar: Passo cadenciado de um indivíduo, ou de um corpo de tropas.
- Marcha: Peça musical que se destina a marcar ou evocar o ritmo cadenciado do passo de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas em marcha.
- Marcha Militar: é uma composição instrumental destinada a marcar o passo de uma tropa em desfile nas solenidades militares ou em um deslocamento qualquer de uma tropa. A marcha militar se baseia num ritmo com marcação repetida e regular acompanhado de tambores e bombos marcados nos tempos fracos de cada compasso com intensidade e vibração e sendo abafando nos tempos fortes; enquanto isso a caixa de guerra mantém o preenchimento do acompanhamento rítmico dos compassos que ainda tem a marcação dos pratos em todos os tempos.
- Marcha de Passo Dobrado ou “Dobrado” Os dobrados são marchas militares especificas feitas com a finalidade de acompanhar deslocamentos de tropas em desfile. Os títulos destas marchas geralmente são para homenagear pessoas, datas ou lugares.
O “dobrado“, como estilo de composição com as características que tem hoje, evoluiu da marcha militar tradicional, a fim de atender um maior percurso de deslocamento das tropas sem que tivesse que reiniciar a mesma marcha em um pequeno espaço percorrido. Procurando atender esta necessidade a forma da marcha militar foi alterada com uma dobra no número de compassos de 16 para 32 compassos dentro de cada parte que compõem a forma tradicional deste tipo de composição.
-
Marcha Fúnebre, com andar lento – Destacamos a marcha da Sonata para piano nº12.op.26 e da 3ª Sinfonia, ambas de Beethoven; também destacamos a célebre marcha de da 1ª Sonata para piano de Chopin.
-
Marcha Nupcial, com andar solene – Destacamos a Marcha Nupcial de “Sonho de uma noite de Verão” de Mendelssohn.
-
Marcha Religiosa para acompanhamento de procissão.
-
Marcha Triunfal para execução em concerto com muito brilhantismo – Como exemplo mais conhecido destacamos a marcha triunfal da ópera “Aida” de Verdi.
-
Marcha de Carnaval gênero da música popular feito exclusivamente para as festividades carnavalescas. Teve seu auge dos anos 20 aos anos 60 do século passado, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo. A marcha “Ó abre alas”, da maestrina Chiquinha Gonzaga, composta em 1899 e inspirada na cadência rítmica dos ranchos e cordões foi a primeira marcha de carnaval brasileira.
fonte: http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2009/05/o-dobrado-1.html
neste link você tem o texto na íntegra diretamente no blog do Maestro Rocha Sousa - Rocha Sousa (PI) – resumo biográfico I
http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2010/07/maestro-rocha-sousa.html
- Rocha Souza (PI) – resumo biográfico II
https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/maestro-rocha-sousa-pi/
____________________________________
DOBRADOS
Veja outros links:
A importância do compositor, arranjador, músico militar, Maestro Joaquim Pereira se faz presente na qualidade de suas músicas. Aqui focamos a atenção em Dobrados:
01– Os Flagelados
02– Paraíba Moderna
03– Academia Militar
04– Caiçara
05– Capitão Agenor Sales
06– Dr. Oldano Pontual
07– Tenente Passos
08– Subtenente Urias
09– Recordações de Afonso
10– Ednaldo Bezerra
_________________________________________
DOBRADOS
Veja outros links:
Marcha das Bandeiras
Dobrado Janjão de Joaquim
Dobrado Tenente Degobbi
Dobrado Quatro Tenentes
Dobrado Os Flagelados
Dobrado O Guarani
Dobrado Moraes Sarmento
Dobrado Magnata
Dobrado Dois Corações
Dobrado Comandante Narciso
Dobrado Aço Verde
Dobrado 220 Avante Camaradas
Dobrado 19 de abril
Fonte: https://epxx.co/logbook/entries/musicamilitar.php
_____________________________________________________
Dobrado 182 – Antônio Manoel do Espírito Santo (executado pela BM PMSP)
Dobrado Quatro Tenentes – José Machado dos Santos (executado pela BM EsSA)
Dobrado Batista de Melo – Manoel Alves (executado pela BM CBDF)
Dobrado Brasil Marcha de Guerra – Thiers Cardoso (executado pela BM CBDF)
Dobrado Cisne Branco – Ant°. Manoel do Espírito Santo (executado pela BCBDF)
Dobrado – Barão do Rio Branco – Francisco Antônio Braga (1940)
Dobrado Capitão Caçula (executado pela BM CBDF)
Dobrado Tenente Degobbi – Marchas e Dobrados do Brasil
Dobrado Araribóia – Anacleto de Medeiros – (executado pela BM 12 de Março)
Dobrado Estrelas e Listras – Banda Filarmônica São Sebastião
Dobrado – 1922 (composição de Marcos F.M.) partitura;
Dobrado – Maestro Merinho (composição Ivan do Espírito Santo);
Dobrado – Maestro Antônio Pereira do Nascimento (Ivan do Espírito Santo);
Dobrados via Youtube áudio, ouça vários;
______________________________
Secretaria de Cultura do Ceará
- Dobrados – Banco de Partituras da SeCult/CE
disponibiliza 100 partituras, veja títulos;
1. Escola de Menores |
2. Monsenhor José Cândido |
3. Cisne Branco |
4. 1º Grupo de Aviação Embarcada |
5. Silvino Rodrigues |
6. Capitão Lauro Pimentel |
7. Vinte e Cinco de Dezembro |
8. Manoel Ferreira |
9. Sidiney Rufino |
10. Barão do Rio Branco |
11. Dois Corações |
12. Bombardeio da Bahia |
13. Os Flagelados |
14. Moisés – Camenas Egípcias |
15. Sgt Osório |
16. Corpus Christi |
17. Comando e Subcomando |
18. Rosias Gonçalves |
19. Silvio Romero |
20. Amontada |
21. Ao Ceará Livre |
22. Avante Camaradas |
23. Batista de Melo |
24. Quatro Tenentes |
25. Coronel Cavalcante |
26. 4 Dias de Viagem |
27. Sargento Pereira |
28. Fibra de Herói |
29. Brigada Leituga |
30. Cariré |
31. General Manuel Rabelo |
32. Comandante Narciso |
33. Reitor Martins Filho |
34. Dr. Agenor Neto |
35. Dobrado nº 3 |
36. João Batista de Vasconcelos – 3º Lugar |
37. O Guarani |
38. Brigada Aristides Borges |
39. Retirada da Laguna |
40. JK |
41. Eco 92 |
42. Louvação à Música |
43. José Canção |
44. Saudade de Minha Terra |
45. Nº 1 – Estreia |
46. Inspetor Francisco José do Carmo |
47. Mato Grosso |
48. Sub Oficial Sidney de Almeida e Silva |
49. Dobrado Azul Anil |
50. Araribóia |
51. Verde e Branco |
52. Eterna Saudade |
53. Homenagem |
54. Dobrado Pequenino |
55. Amor de Um Pai |
56. Cidade de Diadema |
57. Dever do Mestre |
58. Dobrado 207 |
59. Carioca |
60. Flávio Lopes de Medeiros |
61. Nelson Eduardo Weingrill |
62. Olha a Cadência |
63. Tubas de Papelão |
64. Cap. Heimo André da Silva Guimarães |
65. Pavilhão Brasileiro |
66. Nacionalista |
67. Jornalista Zair Cansado |
68. Comandante Navarro |
69. Dobrado 182 |
70. Sargento Francisco Jardilino Maciel |
71. Aos Meus Alunos |
72. Joilton Moura de Menezes |
73. São Benedito |
74. Dr. Galvão |
75. Êxodo Cearense |
76. Às Margens do Riachuelo |
77. Mestre Chico |
78. Coronel Holanda |
79. Em Fim Vencemos |
80. Maestro Lázaro |
81. Rio Quatrocentão |
82. Inácio Lula da Silva |
83. Ceará Moderno |
84. 5º ANIVERSÁRIO |
85. Guibson Marinho |
86. Glória da Minha Terra |
87. Destino do Amor |
88. Mestre Bembem Dantas |
89. Tida |
90. Diadema |
91. Subten Fideles |
92. Capitão Humberto |
93. José Gersino Saraiva Maia |
94. Os Dantas |
95. Recordando Acaraú |
96. Luiz de França Filho (Meu Luca) |
97. Dom Adelino |
98. Os Músicos |
99. Ernesto Galvão |
100. Treze Listra |
_________________________________
Secretaria de Cultura do Ceará
- Marchas – Banco de Partituras da SeCult/CE
disponibiliza 17 partituras, veja títulos;
1. A Banda |
2. Emblema Nacional |
3. Refrão à Bandeira Nacional |
4. Viva Cruz |
5. Santa Cecília |
6. Bandeira Branca |
7. Pra Frente Brasil |
8. Trombones on Broadway |
9. Sousa Espetacular |
10. O Trenzinho do Caipira (em Marcha) |
11. Marcia in Frack |
12. Coroado com Honras |
13. Cantar Para Viver |
14. Anchors Aweigh |
15. Santa Cecília |
16. The Gladiator |
17. The Thunderer |
- Funarte – Série Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil,
08 partituras:
1. Jubileu
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
2. Ouro Negro
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
3. Os Boêmios
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
4. Dois Corações
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
5. Testa de Aço
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
6. Barão do Rio Branco
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
7. Professor Celso Woltzenlogel
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
8. Estrela de Friburgo
Partitura– Full Score– Partes instrumentais
Read more:http://www.funarte.gov.br/serie-repertorio-de-ouro-das-bandas-de-musica-do-brasil/#ixzz4JW4Gb8AE
Follow us:funarte on Facebook
______________________________
- Funarte – Série música brasileira pra bandas,
10 partituras;
1. Suíte Nordestina
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
2. Copacabana
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
3. Novo Tempo
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
4. Palpite Infeliz
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
5. Bebê
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
6. Folhas Secas
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
7. Balaio de Lacan
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
8. Ponteio
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
9. Quatro Danças Brasileiras
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
10. Suite Pernambucana de Bolso
Partitura–Full Score–Partes instrumentais
Read more:http://www.funarte.gov.br/serie-musica-brasileira-pra-bandas/#ixzz4JW4hVLDP
Follow us:funarte on Facebook
___________________________________________
Capitão Zuzinha (José Lourenço da Silva)
“Zuzinha colaborou na formação, e estruturação,
de várias Bandas Militares,
além de ser
um dos maiores divulgadores da genialidade do frevo.”
………………………… (Maestro Ivan do Espírito Santo)
Nasceu em 10/2/1889, em Catende?PE. Faleceu no dia 26/8/1952, em Recife/PE. Criança ainda, seguiu com os pais para Goiana, Em 1906 aos 17 anos, já escrevia música muito bem e tocava todos os instrumentos, apesar de nunca haver feito cursos. O instrumento de sua predileção, era a flauta que, para ele, não possuía segredos. Ainda em Goiana, pertenceu à famosa banda da cidade, a Saboeira, da qual chegou a ser regente. Em 1916, mudou-se para o Recife, onde ingressou na Polícia Militar de Pernambuco, exercendo a atividade de mestre de banda daquela corporação. Autor de composições que se tornaram populares, como é o caso do dobrado Zé da Guia, compôs músicas que hoje são estudadas e consideradas como de rara força instrumental. Entre as suas composições estão os mais variados gêneros musicais, demonstrando, em todos eles, uma técnica apurada.
(fonte: texto na íntegra http://www.onordeste.com/)
(fonte: Capitão Zuzinha resumo biográfico Renato Phaelante)
Ouça composições do Capitão Zuzinha
Dobrado – Padre João Barbalho – Capitão Zuzinha;
Dobrado – Zé da Guia – Capitão Zuzinha – link Luis Antonio Rabelo;
Frevo – Divisor de águas – Capitão Zuzinha – link;
Marcha de Procissão – São Sebastião – Capitão Zuzinha;
___________________________
(Música no Brasil)
Segundo o pesquisador Renan Pimenta (em seu livro “O Papel das Bandas de Música no contexto Social, Educacional e Artístico”) nos séculos XVII e XVIII tínhamos no Brasil grupos musicais ambulantes usando percussão e charamelas.
O formato Banda de Música, próximo ao que conhecemos hoje, chegou no Brasil com a Família Real (1808). O pesquisador Renan Pimenta (capitulo I) cita que em 1814 os grupamentos militares substituíram os grupos de “charamelas”.
Por volta de 1860 com a criação do “helicon, depois tuba (por Moritz) e o saxofone (por Adolphe Sax)” as Bandas ganharam maior volume e possibilidades harmônicas. No Brasil elas se multiplicaram, passaram a fazer parte da vida cultural da maioria dos municípios brasileiros. Serviam como centros de profissionalização e educação humanista.
A Banda
Entre 1860 e 1920 a Banda, como instituição cultural, musical e de ensino realizava suas apresentações nos coretos, nas praças, e pelas ruas. Sua candência conduzia o povo executando diferentes Marchas, inserindo um ritmo cultural a vida da cidade do interior (com repertório para o natal, carnaval, são joão, procissões, festas, etc.)
Entre 1920 e 1960 com a influência da programação das rádios o repertório das Bandas foi sofrendo adaptações. Nesse período a Banda ainda era um conjunto musical ambulante. Levava música para rua, trazia as pessoas em verdadeiros cortejos celebrando datas e eventos ligados diretamente as nossas expressões cívicas.
Entre 1970 e os anos 1990 as redes de TV passaram a determinar outro tipo de comportamento. Os coretos, as retretas, pareciam fazer parte do passado. Os costumes mudaram, e o reflexo nas Bandas de Música vem acontecendo paulatinamente.
Como adequar, ou criar, o repertório das Bandas de modo que possam manter diálogo com o público e ao mesmo tempo mantendo sua função enquanto Banda de Música (Filarmônica)? Os coretos foram silenciando, surgiram outras formas e modos de entretenimento. A sociedade deixou de marchar? A Banda foi esquecendo o Dobrado? E outros modos de marcha, também foram esquecidos? Assim também foi deixando de passar pelas ruas, esquecendo de colocar o povo em marcha. Não se vê a Banda passar tocando coisas de amor. Cada vez mais a Banda vem tocando em palco, fixa, outra mudança? Será que essa mudança tem relação com a estagnação do Dobrado? Porque ele não se renovou como o frevo, ou o choro? É possível pensar assim? Neste início de século, com o advento da informática, as Bandas passam por um novo período de adaptação. Perderão sua mobilidade por completo? passarão a agregar outros instrumentos? Como manter, aperfeiçoar e criar composições e arranjos?
“até quando
veremos a Banda passar?”até quando…
ouviremos dobrados…até quando…
sua marcha caminhará para o futuro?até quando…
será perpetuada a tradição
das Bandas Filarmônicas?
________________________________________________
Veja também:
-
Livro, Renan Pimenta, “O Papel das Bandas de Música no Contexto Social, Educacional e Artístico”
-
E-book, Rocha Sousa, “Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí – História, Acervo e Memória, de 1875 a 2013”
-
E-book, Delmar Domingos de Carvalho, Ensaio sobre a História das Bandas Filarmônicas;
-
E-book, Fernando Pereira Binder, Bandas Militares no Brasil difusão e organização entre 1808-1889;
-
E-book, José Antonio Pereira, A Banda de Música: retratos sonoros brasileiros
-
Artigo, José Roberto Franco da Rocha, Breve Estudo de um Gênero Musical Brasileiro
-
Método Básico: visite esse link, nesta página a SeCult/CE disponibiliza 06 Métodos:
Clarinete, Trombone, Trompete, Saxofone, Bombardino e Tuba; -
(SeCult/CE) Secretaria de Cultura do Ceará disponibiliza Apostila de Teoria Musical
-
Clipe, Banda de Música Filarmônica, Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica composição e diferença,
SO Ivan convida: Sgt Belisario sobre Bandas de Música; -
Web Cast, Catalogo online Bandas de Música, E-books e artigos