Mestre de Banda

O MESTRE DA BANDA E A BANDA DO POVO

Carlos Gomes

Carlos Gomes

Comemorou-se em 11 de Julho o Dia do Mestre de Banda e a Semana da Banda de Música, em razão de nesta data ter nascido Carlos Gomes, compositor brasileiro oriundo de Banda.

As Bandas de Músicas são os conservatórios musicais das cidades interioranas e suas orquestras sinfônicas. Grandes compositores iniciaram numa Banda (Giusepi Verdi, compositor italiano. Brasileiros citamos três: Zequinha de Abreu, Capiba e Chiquinha Gonzaga)

Chiquinha Gonzaga, esta a primeira mulher a reger uma Banda militar e a compor a primeira marcha oficial do carnaval brasileiro). “O Abre Alas” foi considerado o maior vulto musical feminino de continente americano. Se não fossem as Bandas teriam este brilho e produção musical?

As Bandas de Música são escolas técnicas dando a profissão de músico para seus alunos. Educa, disciplina e escultura o povo, são parte integrante das comunidades interioranas, objetos de história social.

Vários nomes lhes definem a importância, garbo, afinação, etc. Espanta Gato, Esquenta Mulher, Quebra Resguardo, Furiosa etc. Em Pernambuco existem atualmente 183 Bandas de música com 21 centenárias e dentre estas quatro sesquicentenárias (com mais de 150 anos) tocando ainda em suas comunidades. Destaque para as Bandas Curica, 1848 e Saboeira, 1849, ambas de Goiana, as mais antigas em funcionamento do Brasil. Goiana no século 19 e 20 foi considerada a “Milão Pernambucana” devido sua grande produção musical. É um fato inédito um estado possuir tão grande número de Bandas centenárias.

Capiba

O mestre de Banda é a viga mestre da corporação, não somente é maestro, mas, professor, conselheiro, compositor e pai. Tem a virtude de ensinar para as crianças e adultos, alguns além do ensino ajuda materialmente devido a carência financeira, muitos se tornam grandes músicos.

Este Mestre com sua divina missão agrega pessoas das mais variadas classes, numerosos chegam a reger ao mesmo tempo duas Bandas de Música em mais de uma localidade. Este personagem juntamente com as Bandas parecem esquecidos.  Desperta Pernambuco, valoriza tua cultura e teu povo.

Capitão Zuzinha

Inúmeras composições de sucesso são de autoria dos mestres de Bandas: Dobrados, Marchas, Hinos e o Frevo, a música de Pernambuco, surgido nas Bandas e neleas permanecendo. Não existe frevo sem Banda, nem Banda sem frevo. Grandes Mestres do passado fizeram história. José Lourenço da Silva (Capitão Zuzinha), Francisco Guinga (Xiguinha), Petronilo Malaquias, Josafá Penaforte, Aureoi Cisneiros, Padre Chromácio Leão, etc.

Do presente citamos com suas Bandas, o mais velho. Ullisses  de Sousa Lima, com 94 anos regendo com maestria, a 2ª Banda Cultura Musical, de Belo Jardim, e o mais jovem Ronaldo Luiz de Oliveira, com 28 anos regendo as Bandas 5 de Novembro (Revoltosa) e Estrela da Manhã (Assembléia de Deus), ambas de Nazaré da Mata.

texto: Renan Pimenta criado em 2007 (curadoria)