Leonardo Vilaça Saldanha

Leonardo Vilaça Saldanha

Leonardo Vilaça Saldanha

Músico, professor, pesquisador, pianista/tecladista e compositor

Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1986).

Mestrado em Artes-Música pela Universidade Estadual de Campinas, com a dissertação “Elementos estilísticos Tipicamente Brasileiros na Suíte Pernambucana de Bolso” de José Ursicino da Silva – Maestro duda (2001).

Possui Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese “Frevendo no Recife – A Música Popular Urbana do Recife e sua Consolidação Através do Rádio” (2008).

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Piano Popular, Harmonia Funcional, Música Popular Urbana, Frevo, Nelson Ferreira, Capiba e PRA-8 Rádio Clube de Pernambuco.

Professor efetivo de Piano Popular do Conservatório Pernambucano de Música – CPM, no período de 1994 até 2009. Durante o período 2008 – 2009 exerceu a função de supervisor das áreas de pianos, teclados e acordeom, além de membro integrante da Big Band Mocambo no mesmo CPM.

Professor substituto em teclados no curso de licenciatura em música da UFPE durante os períodos 2002-2003 e 2008-2009.

De 2009 até o presente momento é professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN atuando nas disciplinas de Piano Popular, Harmonia Funcional, Prática de Conjunto, Improvisação e Instrumento Harmônico (piano em grupo).

Durante o período de 17/11/2011 até 01/04/2012 exerceu a função de vice-coordenador da graduação.

No período 02/04/2012, até 05/05/2014, exerceu a função de coordenador do Curso Técnico.

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FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado em Música –  2003 – 2008

Universidade Estadual de Campinas 
Tese de Doutorado

Título: Frevendo no Recife – A Música Popular Urbana do Recife e sua Consolidação Através do Rádio

Resumo: O frevo tem uma longa trajetória como música popular urbana do Recife. Este trabalho faz retrospectos dos tempos da sua formação, consolidação e chega aos dias atuais demonstrando como o gênero continua vivo e em plena transformação.

O estudo ratifica que o frevo se tornou um dos principais produtos da indústria fonográfica no Brasil entre as décadas de 1930 e 1950, na chamada “Era do Rádio”.

Apresenta o Rádio Clube de Pernambuco como seu principal meio difusor durante esse período. Menciona os principais compositores e interpretes do gênero, elege as figuras de Nelson Ferreira e Capiba como expoentes e maiores propagandistas do frevo em seu momento áureo, fazendo uma pequena biografia da trajetória de vida e profissional de ambos.

Mestrado em Artes  – 1999 – 2001

Universidade Estadual de Campinas 
Título: Elementos Tipicamente Brasileiros na Suite Pernanbucana de Bolso de José Ursicino da Silva (Maestro Duda), Ano de Obtenção: 2001
CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO. Palavras-chave: Suítes; Música – Pernambuco; Maestro Duda. Grande área: Linguística, Letras e Artes Grande Área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Outros.

Graduação em Música Licenciatura –  1983 – 1986

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ÁREAS DE ATUAÇÃO

Grande área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História e Linguagem da Música Popular.

Grande área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

Grande área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Popular Urbana.

Grande área: Linguística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: PIANO POPULAR.

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EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • 2008 – 2009 – Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de teclado como instrumento auxiliar no curso de licenciatura em música

  • 2002 – 2003 – Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de teclado como instrumento auxiliar no curso de licenciatura em música

  • 2009 – Atual  –  Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Piano Popular, Harmonia Funcional, Improvisação e Instrumento Harmônico(piano em grupo).